Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança apontaram que mais de uma igreja é alvo de criminosos diariamente no Espírito Santo. De janeiro a setembro deste ano, 322 casos foram registrados. O município de Serra lidera o número de ocorrências.
A pesquisa mostra que todos os dias, pelo menos uma igreja sofre furto ou roubo. Na Serra, cidade que lidera as ocorrências, foram registrados 56 casos, seguido por Vila Velha com 40 e Cariacica com 34 crimes.
Apesar do número de ocorrências deste tipo de crime ainda ser grande, houve uma redução quando comparado ao ano passado. No mesmo período de 2018, aconteceram 360 roubos e furtos em igrejas.
Nesta semana, um caso foi registrado em Jardim Camburi, Vitória. Câmeras de segurança da região, flagraram um homem entrando dentro de uma igreja católica e roubando duas caixas de som do local.
Para o presidente da Associações de Pastores Evangélicos de Vitória, Enoque de Castro, os crimes acontecem porque as igrejas são os alvos perfeitos dos criminosos. “As coisas que estão dentro da igreja, como guitarra, microfone, são facilmente vendíveis, são de negociações fáceis. Então, com esse advento do crescimento de problemas com drogas, as pessoas roubam e vendem por qualquer preço, fazendo as igrejas serem alvos fáceis e eles acham que lá tem dinheiro escondido”, finalizou.