Pelo menos três crimes foram registrados dentro de coletivos na Grande Vitória em menos de 24 horas. Nesse período, aconteceram dois assaltos e até uma tentativa de homicídio nos ônibus. Ninguém foi detido em nenhuma das ocorrências.
A tentativa de assassinato aconteceu na noite desta quinta-feira (31), em Vitória, dentro de um coletivo municipal que faz a linha 211, cujo trajeto vai de Jardim Camburi a Santo Antônio. Segundo a polícia, criminosos encapuzados invadiram o veículo no momento em que ele passava pela principal avenida de Santo Antônio.
Testemunhas disseram que os bandidos entraram no ônibus após um carro forçar a parada. Em seguida, eles atiraram quatro vezes contra um passageiro. Por conta dos disparos, o motorista abriu as portas do coletivo e a vítima conseguiu correr.
Os criminosos conseguiram fugir do local e a Polícia Militar foi acionada. O motorista e o trocador prestaram depoimento na Delegacia Regional de Vitória. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e ainda não se sabe qual a motivação do crime.
Ainda nesta quinta, um ônibus do sistema Transcol, da linha 701 – que faz o trajeto do terminal de Itacibá ao bairro Antônio Ferreira Borges, em Cariacica – , foi alvo de assaltantes. Os criminosos anunciaram o assalto na avenida José Sette, no bairro Planeta, e exigiram que os passageiros entregassem os celulares.
Um estudante de 14 anos, que teve o celular levado, disse que uma das passageiras reagiu. Segundo a vítima, ela se recusou a entregar o celular, colocou o aparelho para o lado de fora da janela, mas os bandidos desceram do ônibus e pegaram o objeto.
Populares correram pela avenida atrás dos suspeitos, mas eles não foram encontrados. Todas as vítimas se dirigiram à delegacia e prestaram depoimento.
O último caso aconteceu nesta sexta-feira (01), no ônibus do Transcol da linha 540, que faz o trajeto do terminal de Campo Grande, em Cariacica, até Carapina, na Serra. Três homens roubaram todos os passageiros, além do cobrador e do motorista.
Os assaltantes fugiram logo depois e ainda não foram localizados. A Polícia Militar informou que orientou todas as vítimas a registrarem o boletim de ocorrência.