Três homens foram presos, na noite desta terça-feira (15), após tentarem furtar três motos de um pátio do Detran, localizado em Nova Rosa da Penha, Cariacica. Eles tentavam fugir com os veículos, pela Rodovia do Contorno, mas foram detidos e levados para a delegacia.
De acordo com a polícia, os criminosos entraram no pátio por meio de um buraco no muro. Após furtar as motocicletas, o trio foi abordado por policiais militares, que faziam o patrulhamento pela região e desconfiaram dos suspeitos.
Eles confessaram o crime e foram levados para a Delegacia Regional de Cariacica, onde foram autuados por furto. Durante a manhã desta quarta-feira (16), os três foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana.
Há cerca de um mês, outro caso semelhante foi registrado no mesmo pátio. Na madrugada do dia 13 de outubro quatro suspeitos foram detidos tentando furtar quatro motos. Na ocasião, policiais militares também flagraram um dos criminosos empurrando uma motocicleta e fizeram a abordagem.
O pátio possui um muro extenso, alto, com cerca e câmeras de segurança em diversos pontos. No entanto, pela vegetação ao redor é possível encontrar diversas trilhas, onde estão perdidas várias partes de veículos.
A administração do pátio informou que o local é de responsabilidade do Detran e que está fechado pelo órgão desde o dia 12 de abril deste ano. Ainda segundo um dos responsáveis pelo pátio, uma ordem judicial, com data do dia 2 de julho, determina que o Detran tome posse do local, o que ainda não foi feito.
Por meio de nota, o Detran informou que está concluindo o edital de credenciamento de empresa para execução dos serviços de remoção dos veículos apreendidos por razões de infrações de trânsito, incluindo os serviços de apoio logístico e segurança. A expectativa do órgão é de concluir os procedimentos licitatórios no menor prazo possível, atendendo a todos os ditames legais estabelecidos. Ainda segundo o Detran, atualmente o processo está em fase de habilitação da empresa vencedora da licitação.
O órgão ressaltou ainda que, desde o início deste ano, retirou dos pátios credenciados em todo Estado cerca de 4 mil toneladas de material ferroso, que correspondem a 20 mil veículos, para entrega no leilão de sucata, realizado em fevereiro. Com essa operação, dos 26 pátios credenciados ao órgão, sete foram totalmente desocupados e devolvidos aos seus proprietários.
O órgão ainda reforça que não vai se eximir de suas responsabilidades e que tomará as medidas cabíveis para evitar que ocorram novas tentativas de roubo. Contudo, nesse pátio em específico, o processo de posse do local ainda está em tramitação, segundo o Detran.