Três homens foram presos em Colatina, noroeste do Estado, suspeitos de aplicar golpes em vítimas do desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Segundo a polícia, os suspeitos utilizavam cartões de benefícios da Samarco para extorquir as vítimas, que eram pessoas contempladas com o auxílio financeiro concedido pela mineradora.
De acordo com a polícia, o trio exigia 10% do valor do benefício para cada cartão que seria entregue. Ao todo, os policiais conseguiram recuperar 33 cartões que estavam com os criminosos.
De acordo com a ocorrência registrada pela Polícia Militar, uma denúncia anônima avisou aos policiais de que Fábio dos Reis e Oseas da Silva estavam na Avenida Beira Rio para entregar os cartões. Quando perceberam a presença da PM, os suspeitos tentaram fugir, mas acabaram sendo detidos.
Já Adevaldo da Conceição Costa foi encontrado em um carro, próximo ao local, com vários cartões. O homem se identificou como funcionário de uma empresa terceirizada pela Samarco, mas também acabou preso. Os suspeitos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória de Colatina.
O município capixaba é um dos afetados diretamente pelo rompimento da barragem da Samarco, ocorrido no dia 5 de novembro do ano passado. Após o rompimento, a lama com os rejeitos de mineração atingiu o Rio Doce e se deslocou em direção ao Espírito Santo.