Polícia

Tropa especializada vai atuar em morros de Vitória

Ao todo, serão 28 policiais qualificados. Os policiais militares, que também passam a fazer parte da Força Tática, receberam os braçais que os distinguem

Tropa especializada vai atuar em morros de Vitória

Um novo recurso de combate ao crime em Vitória foi apresentado na manhã desta segunda-feira (10), na capital. Policiais especializados vão atuar em áreas elevadas do município para oferecer mais segurança à população.

Ao todo, serão 28 policiais qualificados. Os policiais militares, que também passam a fazer parte da Força Tática, receberam os braçais que os distinguem. Eles agora são especializados em patrulhamento ostensivo em locais como o Bairro da Penha e São Benedito, adaptando-se às condições geográficas e urbanas.

A iniciativa para a formação do grupo foi do comandante do 1º Batalhão (Vitória) de Polícia Militar, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro. “Essa é uma fração de tropa que vai funcionar na rotina. Ela não é uma tropa que vai ficar aguardando acionamento, por exemplo. É uma tropa que vai a pé rodar os morros, as áreas elevadas”, contou.

O oficial salientou que se pretende diariamente estabelecer uma confiança com as comunidades dos morros, levando sensação de segurança para essas regiões. Dividido em duas equipes, o pelotão atuará diariamente, sem horário fixo, de forma estratégica, de acordo com as informações recebidas pela população por meio do Ciodes 190 ou Disque-Denúncia 181. O ponto de apoio dos grupamentos é o Destacamento de Polícia Militar de São Benedito.

Prestigiaram a solenidade de formatura o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, e o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alexandre Ofranti Ramalho.

Os policiais militares, que participaram do curso, terminaram o período de estágio na madrugada do último sábado (8) e, a partir desta semana, já integrarão o efetivo para reforçar o policiamento em locais, como o Bairro da Penha, São Benedito e Gurigica. Os PMs estão dotados dos treinamentos mais modernos e dos melhores armamentos do mundo, como o fuzil Colt M4 5.56, recentemente adquirido pela corporação.

O comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, detalhou que patrulhar os morros de Vitória é uma atividade complexa, que exige muito do policial militar, mentalmente e fisicamente. “São inúmeros becos, vielas, escadarias. Locais onde não sabemos o que vai surgir”, contou.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, elogiou a bravura dos policiais. “Vocês estão de parabéns. Vocês se voluntariaram para estarem aqui e fazer esse trabalho para os capixabas”, ressaltou.