Polícia

Uma das maiores quadrilhas de roubo a bancos é presa no ES

Oito suspeitos foram presos pela Polícia Civil, que informou que os detidos também atuavam em outros Estados. Grupo foi responsável por roubar agência em Terra Vermelha na última quarta (24)

Foto: divulgação SESP

Uma quadrilha especializada em arrombar cofres e bancos no Espírito Santo foi presa e, ao todo, oito homens foram detidos pela Polícia Civil no Espírito Santo. Os suspeitos também atuavam em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Uma lista extensa de materiais foram apreendidos durante a prisão do grupo. Entre eles, ferramentas que, segundo a polícia, são fundamentais para o roubo de bancos e cofres como furadeira, alicates grandes para cortar vergalhão, além de brocas de vários tipos e modelos. 

Em coletiva, a polícia revelou detalhes sobre o crime que o grupo cometeu em uma agência bancária na última quarta-feira (24), na região de Terra Vermelha, em Vila Velha. 

De acordo com a polícia, os oito suspeitos foram até o local antes da ação. Eles chegaram em dois carros e perfuraram a parede de uma igreja próxima à agência.

“Constatamos que eles arrombaram o banco em Terra Vermelha. Passaram por uma igreja, arrombaram a parede da igreja, arrombaram a parede do banco e tentaram cortar o cofre de um banco, pois eles tinham a informação de que haveria uma grande quantidade em dinheiro. Não conseguindo lograr êxito, eles furtaram as armas dos vigilantes”, contou Gabriel Monteiro, delegado e chefe da Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). 

As câmeras de videomonitoramento da agência bancária de Terra Vermelha ajudaram nas investigações da polícia, que informou que o crime aconteceu por volta das 3h de quarta-feira. Pouco depois, às 11h, a polícia conseguiu prender o primeiro suspeito em Nova Brasília, em Cariacica. 

“Analisando o circuito de videomonitoramento e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, conseguimos localizar a casa em Cariacica onde poderiam estar esses criminosos. Chegando lá, um dos carros estava na garagem e dois indivíduos dentro da residência. Na casa, localizamos uma pistola 380 e os indivíduos foram reconhecidos em imagens”, explicou Monteiro.

Ainda de acordo com o delegado Gabriel Monteiro, os policiais receberam a informação de que três suspeitos estariam hospedados em um hotel em Vila Velha. Uma equipe foi até o local e conseguiu realizar as prisões.

“Foram presos três indivíduos em um hotel prontos para a fuga. Esse hotel está localizado em Vila Velha. Com esses indivíduos, apreendemos uma grande quantidade de material utilizado no furto. Material específico para isso”. esclareceu.

A Polícia Civil descobriu que um outro homem estava na Rodoviária de Vitória prestes a embarcar para o Rio de Janeiro. Já dentro do transporte, a polícia conseguiu parar o veículo e prender o suspeito. 

“Conseguimos dar voz de prisão em flagrante. Faltavam dois e nós sabíamos. Tínhamos a placa e o carro e conseguimos contato com a PRF e efetuamos a prisão em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro”, afirmou Monteiro.

Durante as investigações, a polícia conseguiu perceber o registro de casos semelhantes e ressaltou que os suspeitos que foram detidos são experientes em ações como essas.

“É uma quadrilha especializada. Temos informação de crimes dessa natureza no estado de Goiás e Mato Grosso do Sul. Aqui na nossa delegacia, de roubo a banco, temos outros procedimentos em que eles são suspeitos. Então, o inquérito policial vai apurar essa responsabilidade”, destacou. 

*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória / Record TV.