Polícia

Universitária sofre tentativa de estupro em passarela do Centro de Artes da Ufes

O caso aconteceu no campus de Goiabeiras, em Vitória. Segundo a universidade, o sistema de segurança foi acionado e um boletim de ocorrência foi registrado

O incidente aconteceu próximo ao Centro de Artes Foto: Divulgação

Uma estudante universitária foi vítima de uma tentativa de estupro, na noite da última segunda-feira (17), dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A jovem teria sido abordada em uma das passarelas do Centro de Artes do campus de Goiabeiras, em Vitória.

De acordo com testemunhas, a estudante conseguiu escapar do suspeito com a ajuda de pessoas que ouviram os gritos por socorro. Segundo um estudante, que preferiu não ser identificado, os seguranças da universidade não puderam fazer nada, pois o suspeito conseguiu fugir. Ele também reclamou da insegurança no local e disse que os alunos e trabalhadores vivem com medo. 

A Administração Central da universidade informou que tomou conhecimento do incidente. Segundo a Ufes, o sistema de segurança da Prefeitura Universitária foi acionado e foi registrando um boletim de ocorrência indicando os procedimentos a serem encaminhados junto à Polícia Civil.

Por meio da assessoria de imprensa da universidade, a vice-reitora Ethel Maciel informou que irá convocar a Comissão de Segurança criada este ano junto à Reitoria para apontar possíveis soluções que evitem novos incidentes como este. Uma das medidas apontadas pela vice-reitora é a ampliação dos pontos de iluminação e incremento no sistema de videomonitoramento.

Quanto à segurança, a Ufes disse que atualmente o campus de Goiabeiras conta com vigilantes armados próprios e terceirizados, além de um sistema de 415 câmeras que funcionam por 24 horas. Em caso de movimentação suspeita, vigilantes que rondam o campus são imediatamente acionados. 

A Ufes também afirmou que conta com o apoio das polícias Militar e Civil, parceria que pode até ser ampliada, a depender os encaminhamentos da Comissão de Segurança, que é composta por membros da administração, professores, servidores e estudantes. Outra medida, segundo a instituição, é ampliar o monitoramento dos acessos aos campi, pois os portões ficam abertos diariamente das 5h30 às 23h30. 

A Prefeitura Universitária informou ainda que qualquer caso de ameaça à segurança deve ser comunicado à Gerência de Segurança da Ufes por meio do telefone 4009-2727, que funciona 24 horas.