Polícia

Veja cinco dicas de segurança que podem evitar assaltos em ônibus

O número de roubos e assaltos é elevado. Apesar disso, algumas situações merecem mais atenção e podem evitar que esse tipo de ocorrência aconteça

Assaltos em ônibus do sistema Transcol são registrados quase todos os dias Foto: ​Iures Wagmaker

Todos os meses, cerca mais de 15 milhões de passageiros são transportados nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo da Grande Vitória (Transcol). O problema é que nem todas as viagens são realizadas com tranquilidade para os usuários, pois os assaltos aos veículos são registrados quase todos os dias.

Não é preciso voltar muito para relembrar algumas situações que ocorreram dentro dos ônibus. No início do mês de junho, três homens renderam e assaltaram pelo menos 15 passageiros de um veículo que fazia a linha 875, que liga os terminais Jacaraípe e Laranjeiras, na Serra. Um dia antes, um idoso foi feito refém durante outro assalto, que desta vez, aconteceu na linha 509, que liga os terminais Carapina, na Serra, e Campo Grande, em Cariacica, enquanto o ônibus passava pelo Centro de Vitória.

Outro caso foi registrado no início desta semana. Na segunda-feira (12) quatro homens tentaram assaltar os passageiros da linha 507, que liga os terminais Laranjeiras, na Serra, e Ibes, em Vila Velha. Nesta ocorrência, havia um policial militar de folga dentro do coletivo, que reagiu e atirou. Um dos suspeitos morreu e os outros três conseguiram fugir.

Apesar de serem muitos os registros de roubos e assaltos aos veículos do Transcol, é preciso tomar alguns cuidados durante as viagens. Para o especialista em trânsito e segurança Patrick de Oliveira, muitas vezes o roubo pode acontecer durante um momento de distração do passageiro. “Abrir a carteira para pagar a passagem, atender ligações ou usar fones de ouvido são algumas atitudes que despertam a atenção de pessoas mal intencionadas”, disse.

Para tentar evitar a ação de criminosos durante as viagens nos ônibus coletivos, Patrick listou cinco dicas de segurança que podem evitar assaltos no Transcol. Confira: