Um vendedor de bilhetes de loteria foi preso em flagrante, nesta terça-feira (19), tentando furtar dinheiro de uma igreja localizada no bairro Cobilândia, em Vila Velha. O suspeito, identificado como Marciano Francisco Felício, de 36 anos, disse que é natural de Aracruz, no norte do Estado, e alegou que precisava de dinheiro para pagar dívidas.
De acordo com a polícia, o acusado chegou a arrombar a porta e o cofre da igreja e pretendia levar do local mais de R$ 7,3 mil. Ele foi detido após uma pessoas passar pelo templo religioso e flagrar o crime.
Segundo a polícia, a testemunha viu um carro parado bem em frente à porta da igreja, que estava entreaberta. Mais à frente, a pessoa encontrou uma viatura da Rotam e contou para os policiais o que havia visto.
Os policiais foram até o local e perceberam que a porta continuava entreaberta. Dois deles entraram no templo e encontraram o suspeito com as ferramentas na mão e o cofre aberto no chão.
Pela igreja ficaram os rastros do arrombamento. Segundo a polícia, primeiro Marciano tentou abrir a porta dos fundos, forçando a fechadura com uma ferramenta. Como não conseguiu, começou a chutar a porta, deixando a parte debaixo toda suja. Decidido a entrar na igreja, ele foi para a porta da frente, que ficou com as duas laterais amassadas.
O suspeito, que se mudou para Vila Velha para vender bilhetes de loteria, alega que arrombou o templo religioso para conseguir dinheiro e pagar dividas, adquiridas principalmente com jogos de azar. “Eu trabalho com vendas e não consegui vender nada ontem. E estava com muita conta e aluguel atrasando, passando necessidade”, afirmou.
O suspeito disse à polícia que o carro que estava parado em frente à igreja era alugado. “O meu [carro] estava quebrado e eu precisava sair para vender minhas cartelas. O aluguel [do veículo] eu já tinha pago. Era R$ 100”, contou.
Ainda de acordo com a polícia, Marciano aproveitou que os cultos na igreja só acontecem à noite para cometer o crime. O dinheiro que seria levado do local foi arrecadado por meio de dízimos e ofertas dos fiéis.
A polícia informou também que Marciano é suspeito de ter furtado outra igreja, em Cariacica, antes de agir em Vila Velha. O suspeito negou o crime e afirmou não conhecer Cariacica. Ele foi autuado por furto e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana.