Um homem tentou assaltar uma professora no bairro Barcelona, na Serra. Ele não conseguiu levar o carro dela e, na tentativa de fuga, subiu no telhado e caiu na varanda de uma casa.
Câmeras de segurança gravaram o momento em que a vítima passa em uma rua. Logo atrás dela, vem o suspeito com camisa de time de futebol e aborda a mulher. Veja no fundo do vídeo que, quando ela tenta entrar no carro, ele anuncia o assalto.
A mulher estava saindo da padaria quando foi abordada. Ela contou que o suspeito anunciou o assalto e pegou as chaves do carro. Ele mandou que a vítima sentasse no banco do carona e ficasse quieta, porém como a mulher demorou para atender a ordem, ele a empurrou.
Neste momento, a mulher conseguiu se esquivar do suspeito e correu pedindo ajuda. Por causa da reação da vítima, o suspeito correu e invadiu casas da região, pulando muros e telhados.
“Ele abordou ela dentro do carro, quando ela foi ligar o carro. Puxou ela pelo braço, foi aí que ela conseguiu escapulir e correu gritando. Ele subiu pelo telhado e foi passando pelos outros telhados dos vizinhos”, contou uma testemunha.
LEIA TAMBÉM: >> Homem foge de abordagem policial e causa acidente na Serra
A primeira casa que o homem entrou para tentar fugir foi a de um cadeirante, que se desesperou no momento.
“Ele estava chorando, muito nervoso. Ele não tinha defesa e falando: ‘meu Deus’, eu não podia fazer nada, ele passou perto de mim pela janela e comecei a gritar: ‘sai bandido, sai bandido”, contou.
Foi outro morador que ligou a polícia. “Eu cheguei aqui no portão, eu botei a cabeça e vi a vizinha gritando socorro. Ela começou a falar: ‘chama a polícia, chama a polícia’, voltei lá dentro, busquei o celular e liguei”, relatou ele.
Para as testemunhas, o suspeito agia como se fosse o homem-aranha. Ele foi pulando de telhado em telhado por várias casas, até que em uma residência, o telhado quebrou e ele caiu na varanda.
Os vídeos abaixo mostram o momento em que Rebert Urbano Pirajá foi preso e colocado no cofre da viatura policial.
“Até parei para elogiar os policias, pela prontidão, porque eles chegaram muito rápido, foi coisa de cinco minutos que eles chegaram aqui. Nisso, eles já entraram na casa dela, começaram a procurar o cara, ele já tinha invadido pelos telhados, na casa dos vizinhos e tudo, mas foi bem rápido a captura dele, foi coisa de 10, 15 minutos, foi rapidinho”, disse o morador.
Testemunhas contaram que Rebert estava sentado na mesa de um bar durante a tarde para poder observar a movimentação na Avenida Petrópolis. Por isso, no circuito de vídeo antes do assalto, ele está com um copo na mão.
“Ele chegou aqui era umas quatro e meia da tarde, mais ou menos. Nós ficamos servindo ele, pediu coxinha, pediu cerveja, pediu bebida quente e nós não desconfiamos nada dele”, disse o proprietário.
Segundo os funcionários do bar, Rebert estava bebendo cerveja quando viu a professora passar. Ele levantou e foi atrás da mulher sem pagar a conta do estabelecimento.
LEIA TAMBÉM: >> Homem agride a mãe e a ex-mulher na frente do filho autista e é preso em Vila Velha
A conta deixada pelo assaltante foi de R$ 57. Uma atendente descreveu tudo que ele consumiu.
“Cigarro, litrão que ele tomou, tem as doses de mantinack, salgado que ele consumiu, foram uns quatro”, disse.
A dona de casa, que teve a residência invadida, disse ter medo de continuar morando no local. “Já fui, já saímos fora, voltamos tem três meses, mas eu estou com medo, muito, muito medo”, desabafou.
O homem esteve no Departamento Médico Legal (DML), na manhã desta sexta-feira (27). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça, ele ficou preso por 4 anos por roubo e ganhou a liberdade em 2016.
A Polícia Civil informou que o suspeito, de 28 anos, foi autuado em flagrante por tentativa de roubo e ameaça. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
*Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record TV