
A insegurança tem dominado o bairro Itaparica de Santa Cruz, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. Moradores relatam que praticamente toda semana alguma casa da região é invadida. Nem mesmo portões de ferro, cadeados e grades têm sido o suficiente para evitar a ação dos criminosos.
Câmeras de seguranças registram algumas das invasões. Em um dos flagrantes, dois homens aparecem andando pelo quintal de um imóvel a procura de algum objeto de valor.
Uma das moradoras da comunidade contou que teve a residência invadida em plena luz do dia.
“Um dos cachorros estavam na rua, eu estranhei, achei que minha companheira tinha deixado o portão aberto e eles tinham fugido. Ela tinha saído. Eu reparei que o portão estava sem o cadeado. Levaram uma televisão de 50 polegadas e uma de 40 polegadas, uma caixa de som e joias”, contou.
O líder comunitário do bairro, Alexandre de Paula, relata que quase toda semana tem casa invadida na região.
“É difícil a gente passar uma semana sem ter algum caso na região. É furto de casas, assalto a mão armada em ponto de ônibus, é praticamente todos os dias uma ocorrência”, disse.
Uma idosa que mora na região há cerca de 16 anos contou que nem sempre foi assim.
“Aqui era maravilhoso, era o paraíso. Este ano que começou com isso. Acho que vai chegando o progresso, vai acabando a paz dos moradores. Não só eu, mas todos os moradores, temos medo de ficar sozinhos em casa”, frisou.
A comunidade relatou, ainda, que falta policiamento. Segundo os moradores, a ronda tem dia para acontecer. “Geralmente, dois dias temos viaturas fazendo ronda, aí outros dois dias sem ronda”, disse o líder comunitário.
Por conta da insegurança, cenas como a do vídeo acima têm se tornado comum. Os representantes do bairro têm buscado diálogo com a Polícia Militar de Aracruz para tentar apoiar os moradores e mudar esta triste realidade.
O comando da 3ª Companhia do 5º Batalhão informou que houve o incremento nas ações de segurança com um grupo de abordagem especializado e da Força Tática. Equipes também atuam em escala extra, reforçando o patrulhamento no local.
*Com informações do repórter Douglas Camargo, da TV Vitória/Record TV.
LEIA TAMBÉM:
>> VÍDEO | Assaltantes invadem casa de idosos e levam até o dinheiro que seria usado para pagar o IPTU
>> Feriadão deixa 4 mortos e 26 feridos em acidentes nas vias urbanas e nas rodovias estaduais