Empresários do Centro de Vitoria estão revoltados com atos de vandalismo e insegurança na região. Neste final de semana, três carros foram arranhados e homens tentaram arrombar uma banca de revista. As cenas foram registradas pelas câmeras de videomonitoramento de prédios da região.
Um dos casos aconteceu durante a manhã do último sábado (25), por volta das 8h49. Um homem riscou a frente de um veículo e o teto de outro. Após o crime, o suspeito foi embora tranquilamente. Nos veículos, o suspeito escreveu: “Branco parasita”.
Esses não foram os únicos casos registrados. Um terceiro veículo também foi riscado por um homem, que foi embora logo em seguida. Os crimes ocorreram próximos a uma câmera da prefeitura que fica na Avenida Princesa Isabel, o que revolta ainda mais os proprietários dos veículos danificados. “Se tivesse monitoramento na região, pelo menos teriam abordados os suspeitos”, contou um comerciante da região.
Revoltados, os proprietários dos veículos se juntaram para pedir mais atenção à Guarda Municipal de Vitória aos atos de vandalismo. “A gente tá aqui há 15 anos no centro e temos visto essas ações serem constantes”, lamentou outro empresário. “Pelo vídeo, dá para perceber que a pessoas age sem pressa nenhuma”, destaca outro.
Na semana passada, dois homens tentaram arrombar uma banca de revistas. Um funcionário de um prédio vizinho percebeu que a ação estava ocorrendo e correu atrás dos suspeitos.
O dono da banca afirma que, apesar de ter escapado do prejuízo desta vez, não teve a mesma sorte em outros crimes. Ele conta que suas outras bancas já foram alvo de arrombamentos diversas vezes e já acumula um prejuízo de R$ 8 mil reais. “As coisas que acontecem, furto, roubos pichações, acontecem embaixo de câmeras de segurança, depois que anoitece. Imagina uma mulher ou criança andar nas ruas de Vitória”, contou.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, lembra que sempre que alguém testemunhar algum tipo de crime, como este, deve acionar a polícia por meio do 190. “É importante destacar que todos os crimes registrados no Centro de Vitória têm respostas imediatas sempre que há o acionamento do Ciodes. As equipes chegam e conseguem flagrar as ações”, ressalta.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.