Polícia

VÍDEO | Cinco suspeitos de envolvimento na morte de soldador são presos na Serra

O crime aconteceu em janeiro, na região de Jardim Limoeiro, e foi registrado por câmeras de segurança

Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu os cinco suspeitos de envolvimento na morte de um soldador em Copo Sujo, na região de Jardim Limoeiro, na Serra. Câmeras de segurança flagraram a ação dos suspeitos.

O crime aconteceu em janeiro deste ano. Nas imagens, Vinícius Santos Neves, de 25 anos, aparece se esquivando de um grupo de cinco homens. O delegado Rodrigo Sandi Mori explicou o que aconteceu de fato.

“No dia do crime, a vítima foi encurralada na Rua Londrina, por cinco indivíduos, que passaram a desferir várias pauladas e pedradas na vítima. Em um primeiro momento, foram desferidas 24 pauladas e uma pedrada na vítima por esses cinco indivíduos. Após esses primeiros golpes, os cinco indivíduos se afastam do local, momento em que a vítima esboça uma reação e tenta se levantar”, disse.

LEIA TAMBÉM: Ex-PM executor da jornalista Maria Nilce é preso na Serra 33 anos após o crime

Os criminosos estavam munidos de pedras e pedaços de madeira. Após cessarem as agressões, eles perceberam de longe que a vítima continuava viva, pois Vinícius tentava se levantar do chão. Neste momento, dois deles voltaram e o mataram.

“Ao perceber que a vítima ainda estava viva, o Eliselton e o Carlos André retornaram ao local e desferiram mais 20 pauladas na vítima, que foi a óbito no local”, contou o delegado.

Vítima era viciada em drogas 

A família de Vinícius contou que ele era viciado em cocaína há mais de 10 anos. Ele ficou seis meses internado em uma clínica de reabilitação em 2021, quando saiu, conseguiu um emprego como soldador. Porém, 15 dias depois voltou para as drogas e decidiu morar na rua. 

“Um crime covarde, cruel, brutal, praticado por cinco indivíduos que não demonstraram qualquer tipo de arrependimento quando interrogados na delegacia”, disse o delegado.

Todos os envolvidos que apareceram nas imagens são pessoas em situação de rua e foram presos, são eles: Edson Fernandes Capucho, de 40 anos; Gleidson Pereira das Chagas, de 40; Carlos André de Souza, de 40 anos; Elivelton Reis dos Santos, de 34 anos e Lucas Luiz Gomes, de 28 anos. 

“O crime demorou um pouco para ser elucidado em razão da dificuldade de identificar e qualificar os cinco indivíduos, que vivem em situação de rua. Hora eles estão na Serra, hora eles estão em Vila Velha, outra em Guarapari e também em Vitória. Por isso nós tivemos uma grande dificuldade em identificá-los”, explicou o delegado.

Comportamento agressivo da vítima pode ter motivado crime, diz polícia

No curto período em que ficou na rua, Vinícius criou muitas inimizades por conta do seu comportamento agressivo, o que, segundo a polícia, teria motivado o crime.

“Quando a vítima usava drogas, ela costumava ficar bastante agressiva. Ela ameaçava e agredia os outros moradores de rua. No dia do crime, minutos antes, a vítima xingou a namorada de um dos autores, o Edinho, e também discutiu com eles antes do crime”, disse Mori.

LEIA TAMBÉM: Filmagem de encontro íntimo motivou morte de DJ em Vila Velha

Apesar disso, ele era um homem casado, com uma casa e uma família. “A vítima tinha família, era casada e trabalhava como soldador em uma empresa. Porém, o seu vício nas drogas fez com que ele passasse a residir na rua e traficar drogas para financiar o seu consumo próprio” explicou.

Os cinco suspeitos já estão na penitenciária. “Os cinco indivíduos foram identificados e presos no período de janeiro a junho desse ano. Três deles confessaram a sua participação no crime e todos foram indiciados por homicídio qualificado pelo motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima”, explicou.

*Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record TV.