Polícia

VÍDEO | Criminoso furta caminhão em Vila Velha e ameaça empresária com áudio

Além de toda a situação e prejuízo, a mulher passou a ser vítima de extorsão, sendo ameaçada por um suspeito assim que registrou o boletim de ocorrência

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Um caminhão de uma empresa carregado com mercadorias foi furtado em frente ao prédio de um funcionário, durante a madrugada da última quarta-feira (18), em Alvorada, em Vila Velha. A ação foi registrada por câmeras de segurança e, agora, o criminoso passou a ameaçar a dona do estabelecimento com áudios.

Nas imagens, é possível visualizar o suspeito passando na calçada. Em apenas alguns segundos, ele consegue abrir a porta do veículo e entrar no caminhão. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após um curto período dentro da cabine, o criminoso consegue dar a partida e ir embora com o veículo. O caminhão, com baú refrigerado, estava estacionado em frente ao prédio de um dos funcionários, motorista da empresa ao qual pertencia. 

Veja: 

“Ele estava voltando de viagem, de Guarapari, e é costume dele parar o caminhão na porta de casa, onde ele consegue ter uma visão do caminhão. Mas coincidentemente, nesse dia, o dono do prédio estava fazendo uma obra com uma caçamba e ele não conseguiu colocar o caminhão embaixo da janela dele, mas estava na frente do prédio. Ele foi dormir e quando era de manhã, depois de tomar banho, abriu a janela, e o caminhão já não estava mais ali”, relatou a dona da empresa. 

Ainda segundo a empresária, o veículo possui seguro, mas estava carregado de mercadorias, o que aumenta o prejuízo. 

“Ele estava com mais ou menos R$ 4 mil de mercadoria, que foram as notas recusadas, que o cliente por algum motivo não quis ou não conseguiu receber”, disse. 

Após ser informada do furto, a mulher imediatamente registrou o boletim de ocorrência. No entanto, desde o crime, não teve mais informações do veículo. 

“O caminhão era rastreado, ele tinha um sistema de rastreamento por satélite, mas a última localização dele foi às 3h15, no bairro Nova Valverde, que eles chamam de Terrão. Depois disso, nenhum sinal, simplesmente desapareceu, evaporou, não tenho notícias nenhuma”. 

Ameaças

Além de toda a situação e prejuízo, a empresária passou a ser vítima de extorsão, sendo ameaçada por um suspeito assim que registrou o boletim de ocorrência. 

Segundo ela, uma pessoa suspeita, a qual não se sabe se seria o mesmo criminoso que realizou o furto, passou a ligar e enviar as mensagens de áudio, exigindo dinheiro em troca do veículo. 

“Vinte mil reais para largar o caminhão do mesmo jeito que foi pego, não foi trocado emplacamento nem tirado um parafuso do caminhão”, disse um homem durante uma ligação. 

Ao ser contestado pela mulher, o suspeito se irritou e revelou dados pessoais da empresária e a ameaçou. 

“Nós temos o seu endereço, temos tudo. Na hora que formos na sua casa vamos conversar certinho, na hora que você ver a gente frente a frente vai querer negociar certinho”, finalizou. 

Outros furtos 

A vítima procurou a polícia novamente, devido às ameaças que recebeu. Nos últimos dias, a empresária relatou ainda conhecer outros colegas de profissão que tiveram veículos semelhantes roubados, entre os municípios de Cariacica e Vila Velha. 

Nos últimos 15, 20 dias nós tivemos 5 colegas que tiveram os carros levados. Foram 5 amigos que tiveram os carros levados e não foram recuperados, com uma estratégia muito parecida, também conseguiram filmagens. Nos surpreende a facilidade com que eles estão abrindo os veículos e também com que estão sumindo com eles, estão evaporando e não se encontra mais”. 

Agora, a mulher aguarda as investigações. Além da angústia, o sentimento de impunidade e medo é muito presente. 

“É uma sensação de frustração, eu choro o tempo todo, só de falar disso me emociono. São 3 anos, esse caminhão é financiado, eu ainda devo 3 parcelas dele. É muito triste, a gente soa, trabalha tanto, dirigindo, batendo caixa. A gente tem visto que as autoridades policiais estão investigando, mas ficamos desanimados, ficamos muito tristes com a situação”, disse.

A Polícia Civil informou por meio de nota que o caminhão de placa DG4F60 ainda não consta como recuperado. O caso está sendo investigado e até o momento nenhum suspeito foi detido. 

*Com informações do repórter da TV Vitória / Record TV, Vitor Zucolotti.