Uma operação policial para conter o som alto em uma residência no bairro Santa Clara, em Vila Velha, terminou em confusão e na prisão de um homem, de 39 anos. O caso aconteceu no último sábado (23).
A Polícia Militar afirma que agiu dentro da lei, mas testemunhas dizem que houve violência e abuso de autoridade.
Testemunhas contaram que policiais militares forçaram o portão de uma casa, para conseguirem entrar no local. Em seguida, uma arma de choque elétrico foi disparada.
LEIA TAMBÉM:
Segurança de comércio da Praia do Canto escapa de facada no peito e suspeito é preso
Marido agride mulher grávida e filha de 8 anos e acaba preso em Vila Velha
Sete adolescentes são detidos suspeitos de estupro coletivo no ES
Dentro da residência estava o dono da casa, um homem de 39 anos, que, segundo moradores, teria sido violentamente agredido pelos PMs.
De acordo com as testemunhas, o morador estava na porta de casa, por volta das 17 horas de sábado (23), ouvindo o som alto. Com a chegada dos policiais ao local, foi pedido para que o homem abaixasse o volume e, segundo as testemunhas, o homem obedeceu e abaixou o volume.
Logo após, os policiais também pediram para que ele desligasse o aparelho, mas o homem não aceitou. Foi neste momento que se iniciou a confusão.
Um dos policiais teria dado um tapa no morador para se defender. O homem teria empurrado o militar e, em seguida, trancado a residência.
Após a atitude do homem, os policiais chamaram reforço, entraram na residência e, de acordo com moradores da região, o homem apanhou mais.
Segundo a PM, os militares foram acionados após o início de um baile clandestino e solicitaram que o responsável pelo som abaixasse o volume. Mas, ainda de acordo com a polícia, o homem resistiu, agrediu os policiais e se trancou em uma casa.
Para conter a situação, a Polícia Militar informou que usou técnicas de contenção e entrou na residência, conseguindo apreender a caixa de som. Segundo as testemunhas, após a apreensão, um policial disparou uma bala de borracha contra um morador.
“Eu estava falando com os policiais que não era necessário agir daquela forma, com truculência. Aí o policial me xingou. Depois, eu falei que não tinha necessidade disso. Aí ele disse: ‘Vou levar você também preso’. Aí pegou, e do nada, eu aqui assim, ele pegou e apontou uma arma para mim, calibre 12, e atirou em mim. Logo após, eu saí de lá, olhei para trás e vi uma mulher vindo com spray de pimenta.”, disse uma das testemunhas.
Veja o vídeo:
Os moradores afirmam que a violência foi excessiva e dizem que o homem é um trabalhador, muito conhecido no bairro e pai de família.
“Eu acho isso muito desnecessário para um cara que é trabalhador passar por isso. Não precisava dessas atitudes deles”, disse outra testemunha.
O suspeito foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Antônio Bezerra de Farias. Depois, ele foi transferido para o Hospital São Lucas, em Vitória. Após o atendimento médico, ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha.
A Polícia Civil informou que ele foi autuado em flagrante por resistência, desacato e por perturbação do sossego. Em seguida, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record