Polícia

VÍDEO | "Justiceiros do tráfico" suspeitos de matar homem na Serra são presos

Crime foi motivado porque, supostamente, a vítima estaria praticando furtos na região. Dois dos três suspeitos confessaram o assassinato

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Três homens que, segundo a polícia, atuavam como “justiceiros do tráfico”, foram presos na Serra. Eles são suspeitos de envolvimento no assassinato de Ezequiel da Silva Pedro, de 27 anos, próximo a uma igreja no bairro Residencial Centro da Serra.

O crime aconteceu na noite de 5 de setembro e foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens é possível observar a vítima caminhando, quando um carro se aproxima. Um dos suspeitos, identificado como Jhonatan Vieira Barcelos, sai do veículo já com arma em punho e aborda Ezequiel.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em seguida, Marcos Vinícius Rodrigues Dias Monteiro, outro suspeito do crime, tenta dar uma “gravata” na vítima para colocá-la no carro.

Ezequiel reagiu e acabou derrubando Marcos no chão. Foi nesse momento que Jonathan apontou a arma de fogo em direção da vítima e efetuou três disparos. 

Segundo o responsável pela investigação e titular da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, o crime teria sido motivado porque supostamente a vítima estaria praticando furtos em estabelecimentos comerciais na região.

No entanto, de acordo com a polícia, não há nenhum registro de ocorrência de furtos contra a vítima na região.

Jonathan e Alexandro Rodrigues Barbosa, que seria o motorista do carro usado pelos suspeitos, foram presos em uma revendedora de veículos, no bairro Diamantina, quando tentavam se desfazer do veículo.

Alexandro era o motorista e o Jonathan o atirador. Eles compraram esse veículo no dia do crime, utilizaram e, no outro dia, voltaram na revendedora falando que não haviam gostado do carro, falaram que era fraco, para tentar se desfazer do veículo utilizado no crime“, explicou.

LEIA TAMBÉM: Justiça nega pedido e mantém preso ex-prefeito acusado de matar esposa em Colatina

A polícia recebeu informações de que Marcos estava na BR-101 e iniciou as buscas. Ele foi preso na altura do bairro Nova Carapina I. Segundo a polícia, Alexandre e Marcos Vinicius confessaram o envolvimento no crime. Os três foram autuados por homicídio qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa da Serra.

De acordo com a polícia, a intensão era colocar a vítima no veículo e matá-la em local diferente do que atuam no tráfico de drogas. 

É uma prática que utilizam na tentativa de dificultar a investigação policial e evitar a ação da polícia no bairro que eles atuam. Como a vítima reagiu, eles mataram ela ali mesmo“, disse.

LEIA TAMBÉM: Criminosos pulam em mangue para fugir da polícia, mas acabam presos em Cariacica

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que a importância da prisão do trio.

Essa é uma prisão importante que aconteceu na Serra. Um crime bárbaro, cruel e de justiçamento. O Estado existe para dirimir esses conflitos. Não podemos admitir que voltemos à barbárie, fazer justiça pelas próprias mãos. Toda vez que eles tentarem fazer isso, vamos prender, não aceitamos esse tipo de comportamento. Todo mundo tem sua chance de se recuperar na vida“, frisou.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.