As reclamações de demora para o atendimento médico nos pronto atendimentos continuam. Nesta segunda-feira (17), diversos pacientes disseram que o tempo de espera no PA da Glória, em Vila Velha, estava acima do normal, o que acabou gerando confusão.
Uma mulher quebrou a mesa e o computador da sala de classificação, e ainda feriu uma servidora. Ela acabou detida.
Um vídeo gravado por pacientes do PA mostram o momento em que a mulher quebra objetos do local. Segundo testemunhas, ela teria ficado nervosa com a demora no atendimento.
Uma das pacientes que estava dentro da sala de classificação quando a confusão aconteceu contou que a mulher queria que trocassem a pulseira dela da verde para a amarela, o que agilizaria o atendimento médico. Quando a funcionária se recusou a fazer a troca, a mulher teria começado a quebrar a mesa e o computador.
“Ela foi atendida antes, estava do meu lado na fila. Ela estava lá esperando atendimento médico, mas não atenderam porque tinha um grande número de pessoas na frente. Tinha umas 40 pessoas. Ela não aguentou esperar, queria que trocassem a pulseirinha dela”, contou.
Pacientes contaram que os funcionários acionaram a Guarda Municipal. A mulher acabou sendo levada para a delegacia. Segundo a testemunha, outros pessoas também estavam revoltadas com a demora no atendimento, que chegou a levar quatro horas.
Os pacientes disseram que, na manhã desta segunda, mais de 300 pessoas aguardavam consulta médica, a maioria com sintomas gripais. Uma das pacientes que estava na unidade, no entanto, descordou que houve demora nos atendimentos e achou a atitude da mulher exagerada.
“Tem movimento, está cheio, mas isso é normal. As pessoas estão precisando ter um pouco mais de paciência”, apontou.
Em nota, a Guarda Municipal de Vila Velha informou que, ao arremessar objetos da sala de classificação, a mulher machucou uma funcionária do PA e foi levada para a delegacia por cometer crimes contra o patrimônio público e desacato ao servidor público.
O boletim de ocorrência realizado pela Guarda Municipal disse que, enquanto estava no PA, a mulher não cumpria com os protocolos sanitários e se recusou a utilizar máscara.
A Polícia Civil informou que a suspeita, de 49 anos, foi autuada em flagrante por dano ao patrimônio público. Ela será liberada para responder em liberdade, após o recolhimento da fiança arbitrada pelo delegado de plantão.
*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.