Uma operação preventiva, com o objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas, foi realizada na manhã desta terça-feira (17), no Portocel, localizado em Barra do Riacho, no município de Aracruz. A ação contou com agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espirito Santo (Nepom) e policiais militares com cães farejadores.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo a Polícia Federal, a iniciativa foi tomada ao perceber que o içamento, quando drogas são colocadas dentro de navios, com a participação de tripulantes, também poderia estar ocorrendo em portos capixabas.
Na ação, os entorpecentes são primeiramente levados para a área portuária em veículos leves e pesados. Ao entraram no complexo, são escondidas em áreas pequenas e de difícil acesso.
Segundo o órgão, investigações que já foram realizadas na costa do Estado retiraram grandes quantidades de cocaína inseridas em contêineres, dentro de blocos de granito e até nos cascos de navios.
Com a ação, a Polícia Federal busca desenvolver uma rotina de combate ao tráfico de drogas, com o uso de cães que permita a prevenção e otimize a repressão à entrada de pequenas quantidades de drogas que, depois, possam vir a ser embarcadas em navios nos Portos do Espírito Santo.
Canil será inaugurado no ES
A Superintendência da PF no ES está prestes a inaugurar seu próprio canil e passará a contar com o valioso apoio de cães farejadores.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento do acidente que matou motociclista em Vila Velha