Polícia

VÍDEO | PF faz operação para coibir tráfico internacional de drogas em porto do ES

Segundo a Polícia Federal, a ação preventiva ocorreu em Aracruz e tem como objetivo identificar entorpecentes que podem ser içados em portos do Espírito Santo

Uma operação preventiva, com o objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas, foi realizada na manhã desta terça-feira (17), no Portocel, localizado em Barra do Riacho, no município de Aracruz. A ação contou com agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal no Espirito Santo (Nepom) e policiais militares com cães farejadores. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a Polícia Federal, a iniciativa foi tomada ao perceber que o içamento, quando drogas são colocadas dentro de navios, com a participação de tripulantes, também poderia estar ocorrendo em portos capixabas.

Na ação, os entorpecentes são primeiramente levados para a área portuária em veículos leves e pesados. Ao entraram no complexo, são escondidas em áreas pequenas e de difícil acesso.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Segundo o órgão, investigações que já foram realizadas na costa do Estado retiraram grandes quantidades de cocaína inseridas em contêineres, dentro de blocos de granito e até nos cascos de navios.

Com a ação, a Polícia Federal busca desenvolver uma rotina de combate ao tráfico de drogas, com o uso de cães que permita a prevenção e otimize a repressão à entrada de pequenas quantidades de drogas que, depois, possam vir a ser embarcadas em navios nos Portos do Espírito Santo.

Canil será inaugurado no ES

A Superintendência da PF no ES está prestes a inaugurar seu próprio canil e passará a contar com o valioso apoio de cães farejadores.

LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento do acidente que matou motociclista em Vila Velha

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória