Polícia

VÍDEO | PM é acionada para apurar abandono de crianças e caso termina em confusão e agressões

Imagens feitas por testemunhas que estavam próximas ao local mostram o momento em que um dos policiais empurra uma das mulheres e depois desfere um tapa, aparentemente, no rosto dela

Uma confusão, após uma denúncia de abandono de duas crianças de dois e setes anos terminou em confusão e agressões. Elas teriam sido deixadas sozinhas dentro de casa. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento em que um policial empurra uma das mulheres e depois dá um tapa, aparentemente, no rosto ela.

As agressões aconteceram, noite desta sexta-feira (12) durante uma discussão no bairro Redenção, na região da Grande São Pedro, em Vitória. Segundo a polícia elas teriam resistido a voz de prisão. 

Assim que chegaram ao local, os policias constataram que as crianças estavam sozinhas e acionaram o Conselho Tutelar de Vitória. Uma conselheira conseguiu contato com a babá e os militares deixaram o local.

Pouco tempo depois, a polícia foi acionada novamente. Ao retornarem à residência, os militares encontraram a conselheira, a mãe das crianças e duas amigas dela. 

Segundo a polícia, a mãe foi advertida e os policiais deram voz de prisão para ela por crime de abandono de incapaz. Foi nesse momento que a confusão começou. De acordo com os relatos dos policiais que atenderam ocorrência, as mulheres hostilizaram a equipe e a conselheira. 

Foto: Reprodução TV Vitória

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que os policiais receberam a informação do abandono das crianças durante policiamento na região. A equipe foi ao local e vizinhos informaram onde era a residência da mulher que teria o costume de sair e deixar os filhos sozinhos.

Ainda segundo a nota, as amigas da mulher teriam começado a hostilizar a equipe da PM e também a conselheira. Elas disseram para os policias que a mãe das crianças não seria conduzida para à delegacia e tentaram justificar o abandono dos menores ao afirmar que a mulher estava trabalhando. 

De acordo com a polícia, um dos policiais caiu no chão e foi agredido com socos por uma das mulheres.

A mãe das crianças foi levada para a delegacia. As outras mulheres, devido a agressividade, precisaram ser algemadas e também foram conduzidas para a Delegacia Regional de Vitória. 

A Polícia Militar destacou que, caso alguém queria fazer alguma denúncia em relação a atuação da Polícia Militar no fato, deve se dirigir até a Corregedoria da Corporação, munido de provas e formalizar uma reclamação.

O OUTRO LADO

Leia a nota da Polícia Militar na íntegra:

Durante o policiamento na noite dessa sexta-feira (12), no bairro Nova Palestina, em Vitória, policiais militares receberam a informação de que duas crianças estavam abandonadas no interior de uma residência. 

A equipe foi ao local e vizinhos informaram qual era a casa onde a mãe tinha o costume de sair e deixar os filhos sozinhos. Na residência a denúncia de abandono foi constatada. No imóvel havia apenas uma menina, de sete anos, e um menino, de dois. O fato foi comunicado ao Conselho Tutelar que esteve no local para dar o devido encaminhamento ao caso. 

Diante do fato, os policiais deixaram o local, porém algum tempo depois foram acionados pela equipe do Conselho Tutelar. Ao retornar no local, os militares se depararam com a conselheira e a mãe das crianças, juntamente com duas amigas. A mãe da criança foi advertida por ter deixado as crianças sozinhas em casa, cometendo crime de abandono de incapaz. 

As amigas da mulher começaram a hostilizar a equipe da PM e também a conselheira. Disseram que a mãe das crianças não seria conduzida para a Delegacia, e tentaram justificar o abandono dos menores dizendo que a mulher estava trabalhando. 

Foi dada voz de prisão a mulher pelo crime de abandono de incapaz, porém houve resistência por parte das amigas da detida, sendo necessário que a guarnição a afastasse utilizando as mãos. Elas ficaram mais agressivas, sendo necessário o uso da força. Um dos policiais caiu no chão e foi agredido com socos por uma das mulheres. 

As amigas da mãe das crianças cometeram o crime de calúnia e desacato contra a equipe. A mãe dos menores foi conduzida, sem o uso de algemas, no banco traseiro da viatura. Já as outras mulheres, devido a agressividade, foram algemadas e conduzidas para a 1ª Delegacia Regional do município, no compartimento de segurança da viatura. 

Caso alguém queria fazer alguma denúncia em relação a atuação da Polícia Militar no fato, deve se dirigir até a Corregedoria da Corporação, munido de provas, e formalizar uma reclamação.