Jocimar Delfino da Victória, de 38 anos, é réu penal acusado de assassinar o vendedor de leite Domingos Lima de Jesus, 68 anos, na Serra, no dia 16 de maio deste ano. Jocimar foi preso dez dias após o crime, em frente à casa da mãe. Segundo a Polícia Civil, o motivo do crime foi porque a vítima teria chamado Jocimar de “cachaceiro” e negado dinheiro para comprar bebida alcóolica.
Segundo informações do delegado e chefe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra, Rodrigo Sandi Mori, Jocimar costumava pedir dinheiro nas ruas do bairro para comprar bebida e drogas. Ele também ameaçava as pessoas quando não conseguia. Domingos negou e acabou assassinado.
“Nós estamos falando de um idoso de 68 anos que saía todos os dias para trabalhar, acompanhado da sua esposa e foi morto de forma covarde”, disse o delegado.
Crime planejado
A polícia civil acredita que o crime tenha sido planejado. Jocimar chegou 1 hora antes do horário em que seu Domingos costumava sair para trabalhar e ficou esperando na frente da casa dele. O idoso foi atacado com pauladas e a esposa viu tudo.
“Jocimar premeditou o crime, sabia da rotina da vítima. Ele ficou na frente da residência aguardando o senhor Domingos”, explicou o delegado.
Na época, a mulher de Domingos, 55 anos, conversou com à equipe de reportagem da TV Vitória / Record TV. Ela informou que o marido foi surpreendido enquanto atravessava a rua para pegar o carro na garagem e que o assassino chamou o marido dela pelo nome.
“Eu saí no portão e estava um homem conversando com ele. ‘Me ajuda aqui que estou atirado aqui, eu vou morrer aqui’, ele gritava. Eu só vi a última pancada, ele (agressor) virou e correu”, relatou a esposa que não quis se identificar.
Seu Domingos foi socorrido por vizinhos e chegou a passar por uma cirurgia. Ele permaneceu dois dias em um hospital de Vitória, mas não resistiu aos ferimentos. Na despedida, esposa, irmã e filhos expressaram tristeza e revolta.
Leia mais: Morre idoso espancado enquanto seguia para o trabalho na Serra
O chefe da DHHP destacou que o assassinato do idoso não vai ficar sem resposta. Jocimar, que já cumpriu pena por roubo, agora é acusado na Justiça também pela morte do seu Domingos.
“Foi condenado pelo crime de roubo e cumpriu pena e estava na rua. Foi indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil, mais impossibilidade de defesa da vítima, o que acarreta no aumento de pena pela vítima ser maior de 60 anos. Já é réu na ação penal e está a disposição da justiça, preso”, concluiu o delegado.
Leia também:
>> VÍDEO | Filho de idoso morto a pauladas na Serra pede justiça pela morte do pai
*Com informações da repórter Fernanda Batista da TV Vitória / Record TV