Uma quadrilha especializada em furto de veículos de luxo foi presa na quinta-feira (22), após uma perseguição policial pelas ruas do Centro de Guarapari. Os cinco suspeitos capturados vieram de Minas Gerais e teriam roubado uma caminhonete Hilux em Iriri, em Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Militar, as equipes foram alertadas pela polícia de Minas Gerais sobre a chegada dos suspeitos ao Espírito Santo durante a semana. A quadrilha estaria agindo em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com o major Lorencini, da PM, os policiais montaram um cerco inteligente após uma Hilux ter sido furtada em Iriri, na madrugada de quarta-feira (21), o que coincidia com as informações repassadas pela polícia mineira.
“Nosso serviço de inteligência do batalhão, a P2, do 10º Batalhão, recebeu essa semana informações da polícia mineira de que havia uma quadrilha especializada em furto de veículos de luxo em toda a região Sudeste. Estavam atuando em São Paulo, Minas, e ultimamente no Rio de Janeiro, e que estavam vindo para o Espírito Santo. Coincidentemente, na madrugada de quarta para quinta-feira houve um furto de uma Hilux branca no município de Anchieta, vizinho de Guarapari”, relatou.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Após a confirmação do furto, os policiais conseguiram localizar a caminhonete no Centro de Guarapari na manhã de quinta-feira. Durante o cerco ao carro, os PMs esperaram o condutor entrar no veículo para realizar a abordagem.
Caminhonete seria levada ao Paraguai
No momento da abordagem, teve início uma perseguição pelas ruas do Centro. O suspeito chegou a entrar pela contramão para fugir dos policiais, mas perdeu o controle do veículo e bateu contra a porta de um condomínio e logo depois em um poste.
No momento da batida, os policiais foram abordados e, segundo o major, o homem não resistiu à prisão. Após interrogarem o suspeito, os PMs foram informados por ele que outros dois homens também estariam na cidade, em um carro modelo Toyota Corolla.
“Fazendo a vigilância e observação, esperaram os elementos entrarem nos veículos para ir ao seu encalço, conseguimos abordar a Hilux na Praia das Castanheiras, com um elemento que foi detido na hora. Este elemento, segundo informações levaria o carro para o Paraguai, e um Toyota Corolla foi abordado na Praia do Riacho próximo ao Centro de Guarapari”, disse.
Com três suspeitos presos, os policiais identificaram a presença de outros dois supostos membros da quadrilha em um apartamento em Meaípe e seguiram até o local.
Os dois homens tentaram fugir ao notar a presença dos policiais, mas também acabaram presos.
“Os outros dois elementos, completando cinco, foram localizados em uma residência em Meaípe. Em continuidade a essa ocorrência, a PM foi até este local, localizou os dois, que tentaram fugir, mas conseguiram”, relatou o major.
Os cinco homens presos têm idades entre 31 e 39 anos. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Guarapari e depois para o Centro de Detenção Provisória do município.
Os suspeitos responderão por furto triplamente qualificado e adulteração veicular e um deles, de 37 anos, responderá também por porte de drogas para consumo próprio.
Caminhonetes Hilux já foram furtadas no Aeroporto de Vitória
Em setembro de 2023, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes furtaram sete Hilux no Aeroporto de Vitória. Os veículos seriam levados para outros países da América do Sul.
Segundo os policiais, a quadrilha originária de Minas Gerais adulterava os carros para posterior venda. Um dos roubos de Vitória foi flagrado por câmeras de videomonitoramento. A ação não teve relação com funcionários do estabelecimento.
A polícia investiga se os suspeitos presos em Guarapari fazem parte da mesma organização criminosa que agiu no Aeroporto de Vitória.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record
Leia Também: Caminhonetes Hilux furtadas do Aeroporto de Vitória iam para o exterior