Polícia

VÍDEO | Suspeito de assalto violento na Praia do Canto é preso na Serra

Crime aconteceu no dia 23 de maio deste ano; câmeras de segurança registraram a ação dos suspeitos

Um homem de 43 anos foi preso em um condomínio de prédios no bairro São Diogo I, na Serra, suspeito de participar e planejar ao menos três assaltos na Grande Vitória.

Foto: Reprodução/ Polícia Civil

Fernando Dias Costa, de 43 anos.

As investigações da Polícia Civil apontam que Fernando Dias Costa participou e planejou um assalto violento que aconteceu em uma loja de celulares em uma segunda-feira, dia 23 de maio, na Praia do Canto, em Vitória.

Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe.

Segundo o delegado da Polícia Civil Gabriel Monteiro, por meio das investigações eles conseguiram chegar ao autor do crime e os outros suspeitos que estavam com ele.

Monteiro informou que o grupo também comete outros crimes. Trata-se de uma quadrilha que cometia diversos roubos violentos, sempre armados.

No dia do crime, câmeras de segurança do estabelecimento registraram a ação do grupo criminoso. Fernando dirigia um carro alugado, enquanto companheiros realizavam o assalto. Veja:

O primeiro suspeito que aparece na imagem é foragido da Justiça. Claiton dos Reis Xavier, de 19 anos, observa a loja e mexe no celular. Logo depois, ele vai até o funcionário e pede para ver alguns cabos.

O profissional sobre para pegar o produto e em seguida, Matheus Pereira Machado, de 27 anos, entra armado na loja e anuncia o assalto. O rapaz aponta a arma, mas o segurança do estabelecimento reage e o segura na parede. Outra testemunha tenta ajudar a segurar a arma.

LEIA TAMBÉM: Trio suspeito de amarrar e matar idosa em Vila Velha é preso

No meio da confusão, o foragido Rafael Henrique Alvarenga Oliveira, de 19 anos, aparece e atira na vidraça da loja pelo lado de fora, em uma nítida tentativa de latrocínio, segundo a Polícia Civil. Com a porta despedaçada, os suspeitos conseguem fugir.

“Um cliente que tava na loja conseguiu reagir. Eu subi e fiquei acompanhando as câmeras, consegui ligar para a polícia e ouvi os disparos. O rapaz que estava na loja como cliente conseguiu reagir, conseguiu impedir o assalto”, disse o dono.

Veja fotos dos dois foragidos:

Foto: Reprodução/ Polícia Civil

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Matheus Pereira Machado, de 27 anos.

Além deste assalto cometido pela quadrilha, a Polícia Civil investiga outros dois. Um deles aconteceu em 19 de agosto em uma lanchonete em Jacaraípe, na Serra. O chapeiro Gleidson Lúcio Moreira, de 26 anos, e um dos integrantes, Matheus, morreram no local.

As investigações da polícia mostram que o grupo criminoso tinha tudo planejado. O objetivo da quadrilha era manter o tráfico de drogas na Grande Vitória.

LEIA TAMBÉM: Criança diz que ameaçou escola na internet para ganhar R$ 30 em jogo

Segundo o delegado Gabriel Monteiro, os suspeitos atuam no tráfico de entorpecentes da região do Bairro da Penha, na Capital. Ele disse que Fernando Dias foi responsável por planejar o roubo e aproveitar da situação do tráfico para comandar os rapazes para cometer crimes.

Outros crimes do grupo seguem sendo investigados e a polícia continua em busca dos dois foragidos, Rafael e Claiton. Caso tenha alguma informação, é só ligar para o Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

A Polícia Civil, através do Departamento de Investigações Criminais (Deic), tem trabalhado para conseguir localizar os suspeitos. Segundo o delegado-geral José Darcy Santos Arruda, o órgão está impactando na diminuição dos crimes a mão armada no Estado.

“São elementos de altíssima periculosidade, já vem praticando crimes de roubo a mão armada há muito tempo, então são prisões importantes. Nós vamos impactando na diminuição desses crimes aqui no Estado com essas prisões”, disse.

*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record TV