Quatro suspeitos foram flagrados com fios de cobre furtados. Eles tentaram fugir da Polícia Militar e foram baleados, na manhã desta segunda-feira (30), em Vila Velha. Um deles chegou a apontar uma arma para um policial durante a perseguição.
A PM viu os suspeitos em um carro, tentou abordá-los, mas eles fugiram. Os homens deixaram o veículo no bairro Jardim Marilândia, também em Vila Velha, e seguiram a pé. Houve uma perseguição e, de acordo com a polícia, um dos suspeitos apontou uma arma para a polícia. Os quatro indivíduos foram baleados pela polícia durante a fuga.
No veículo, os policiais encontraram sacos com fios de cobre furtados, que já estavam desencapados e prontos para venda. A Polícia Civil esteve no local e uma perícia foi feita no automóvel.
Na manhã desta segunda, os moradores foram acordados com a confusão e filmaram a movimentação, logo após os disparos.
Os baleados fugiram da PM em um carro branco. Um deles se escondeu atrás de um motorista.
“Ouvi os tiros, sai no meu portão, na hora veio um menino correndo, me abraçou por trás, me chamou de tio. A polícia já veio empurrando, achei até que ia atirar em cima de mim. Pedi ele para deitar no chão: ‘deita, deita, faz o que ele tá pedindo’. Chegaram e chutaram ele ainda, estava baleado nas costas. Pedi para não chutarem, falando em parar, algemaram ele e levaram para se apresentar”, relatou o motorista.
Tudo começou quando uma moradora do bairro Vale Encantado, também no município, acionou a polícia informando que viu quatro suspeitos queimando fios de cobre que poderiam ser furtados.
De acordo com o motorista, ele teria emprestado o carro para um dos rapazes. No entanto, o homem afirmou que não sabia que eles estariam com fios de cobre furtados.
“Ele me informou que ele foi comprar um fio de um menino, chegando na Leste Oeste, aí uma viatura abordou eles, foi até o sargento que me informou. Foi abordar e eles saíram em fuga. Um dos meninos parece que estava dirigindo, não tem carteira”, contou.
Populares e amigos dos jovens disseram que eles teriam comprado os fios roubados. No veículo, a polícia encontrou uma mochila com camisas sujas.
Segundo a polícia, as blusas foram utilizadas para cometerem furtos de fios durante a madrugada em casas do bairro Vale Encantado. Os indivíduos foram flagrados por câmeras de videomonitoramento cometendo o crime.
Nas imagens, os suspeitos utilizam a mesma roupa encontrada no automóvel dos homens baleados. É possível ver um dos indivíduos pulando de um imóvel com os fios. A polícia acredita que sejam os mesmos suspeitos, mas o crime ainda está sendo investigado.
A Polícia Militar informou que durante as diligências foi encontrado, próximo ao carro, um revólver calibre 38, além de um simulacro que estava no interior do veículo.
A mãe de uma das vítimas disse que nenhum deles estava armado e nega que eles tenham atirado contra os militares.
Três dos suspeitos foram socorridos para um hospital de Vila Velha. Eles foram levados em viaturas da Polícia Militar. O primeiro a dar entrada na unidade foi atingido de raspão. O segundo foi baleado na perna e o terceiro no braço.
Já o quarto suspeito, um adolescente, que possui entre 16 e 17 anos, foi socorrido para outro hospital do município. De acordo com parentes, o estado dele é grave.
“Informação totalmente certinha, a gente não tem. Falaram com a gente lá no hospital, mas pelo visto que ele estava é grave, sim”; disse uma familiar. “Ele estava debilitado, não conseguia nem conversar”, complementou.
O indivíduo atingido de raspão recebeu alta médica e foi encaminhado à Delegacia Regional do município. A Polícia Civil comunicou que a ocorrência está em andamento no Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
*Com informações da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV.