Polícia

VÍDEO | Suspeitos são detidos por abate, comercialização, maus tratos e cárcere de animal silvestre

A ação aconteceu após denúncia de que pessoas mantinham 40 cães, 10 gatos e um papagaio em uma casa considerada insalubre

Foto: Divulgação

Duas pessoas foram presas na tarde desta sexta-feira (18), no bairro Residencial Beira Mar, em Guarapari. De acordo com as primeiras informações, ainda não oficiais, trata-se de uma família que foi detida após denúncia de que ambos mantinham 40 cães, 10 gatos e um papagaio em uma casa considerada insalubre, onde praticavam maus tratos, abate, comercialização da carne e cárcere privado de animal silvestre.

Os detidos estão sendo autuados por crimes de maus tratos de animais, manter um animal silvestre sem autorização (papagaio) e crime contra a relação de consumo, que seria a venda de mercadoria inapropriada.

A Prefeitura de Guarapari, através da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), em parceria com a Polícia Militar, realizou a ação conjunta de resgate dos animais.

A Polícia Militar encaminhou os responsáveis pela residência para a delegacia, e os animais foram todos levados para o CCZ, onde irão receber tratamentos médicos, cuidados nutricionais castração e vacinação. Após a plena recuperação, todos estarão disponíveis para adoção.

Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Lorena Santos da Silva, a situação encontrada era complicada. “No local foram encontrados vários animais doentes e com muita fome. O espaço era totalmente insalubre, sem condições de abrigar pessoas e animais. Agora todos estão todos em segurança e já foram acolhidos por nossa equipe”, finalizou Lorena.

Os responsáveis pela ação conjunta vão explicar o caso ainda nesta sexta-feira.