Dois homens, de 20 e 22 anos, foram agredidos ao serem abordados por policiais militares, em Jacaraípe, na Serra, na noite da última quinta-feira (02). Os rapazes, que são irmãos, afirmaram que estavam desarmados e que não fizeram nada contra os PMs, mas levaram socos nas costas. Vídeos mostraram toda a situação.
LEIA TAMBÉM:
Casal é preso suspeito de matar garota de programa no ES e fugir para SP
Ex-MasterChef nega estupro e afirma que conheceu garota em aplicativo de namoro
BME apreende drogas e prende suspeito em Vila Velha
Além disso, os policiais deram um golpe, conhecido como “mata-leão”, e pisaram na cabeça do rapaz que estava imobilizado no chão. Logo depois, o policial abaixa e coloca o joelho na cabeça do jovem.
Depois da confusão, várias viaturas chegaram ao local, uma rua do Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe. O irmão mais velho conversou com a equipe da TV Vitória/Record e disse como tudo começou.
“Eu e o meu irmão estávamos na frente de casa, quando os PMs chegaram. A gente não reagiu em nenhum momento. Eles começaram a procurar drogas e não acharam nada. Depois de puxarem os nossos nomes, os PMs começaram a nos agredir”, disse uma das vítimas.
A mãe dos dois rapazes também gravou entrevista e falou que achou que o filho fosse morrer enforcado pelo PM, por isso chegou perto da confusão. Foi neste momento que ela tomou um golpe e teve spray de pimenta jogado no rosto.
“Eu poderia estar com dois filhos mortos agora, um foi asfixiado, mas a população conseguiu tirar os policiais de cima dele”, afirmou a mãe dos rapazes.
Na hora da confusão, um dos policiais atirou para o alto. Uma moradora da região contou que poderia ter pego numa criança que estava na sacada de uma casa.
“E eles deram um tiro que quase pegou em uma menina que estava lá em cima, por pouco não pegou nela”, disse a moradora.
Veja o vídeo:
Os dois rapazes abordados afirmaram que não reagiram em nenhum momento e disseram que não são bandidos. Os irmãos ainda contaram que a polícia não encontrou nada com eles.
Mesmo assim, continuaram sendo agredidos e humilhados quando também foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a Delegacia Regional da Serra. A mãe dos jovens disse que vai procurar a Justiça.
O que diz a Polícia Militar
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que os agentes foram ao local para atender ocorrência em que um cidadão informava que foi ameaçado por cinco homens fortemente armados, que estavam na rua fazendo uso de entorpecentes e ouvindo som alto.
Os policiais abordaram cinco suspeitos no local, sendo que dois deles se recusaram a serem abordados, desobedecendo às ordens dos militares, os desacatando e resistindo à prisão. Não foi encontrado nada de ilícito com eles.
Os dois rapazes foram levados à Delegacia Regional da Serra por terem praticado os crimes de desobediência, desacato e resistência.
A nota finaliza dizendo que qualquer cidadão que se sentir prejudicado em uma abordagem da PMES pode procurar a Corregedoria da instituição e realizar a denúncia, munido de provas.
*Com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Recor