No próximo dia 05 de julho, Vila Velha receberá o primeiro Workshop de defesa pessoal voltado para as mulheres. O objetivo do Workshop é instruir as participantes com boas noções em técnicas básicas de defesa pessoal para diversos tipos de abordagens e possíveis situações de conflito de maneira simples, tudo para que a integridade física feminina seja mantida.
Além da parte prática a aula contará com exemplos de situações reais e os modos em como lidar com elas. As técnicas utilizadas serão de Aikido. Segundo o Sensei Diógenes Gomes, o Aikido não é um esporte nem uma luta.
Trata-se de uma modalidade única que utiliza a harmonização de energias. O Aikido não tem competições, campeonatos ou medalhas. “Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, a técnica possibilita que qualquer pessoa, independentemente de força física, idade ou sexo, possa voltar em segurança para casa. Os golpes são simples, baseados nos movimentos naturais do corpo, e visam harmonizar o movimento do opositor e assim impedi-lo de praticar o ato agressor”, explica.
Por meio dos treinos, o aluno aprende a superar obstáculos físicos e mentais e se torna uma pessoa melhor em todos os sentidos. “As mulheres descobrem que, apesar de não ter a mesma força física do homem, ela é capaz de se defender de forma simples e eficiente, com movimentos rápidos e eficientes, ela adquire confiança. O Aikido mostra à mulher que ela pode fazer parte da solução para as agressões contra ela e, com isso, ela muda a sua postura frente ao risco”, diz Sensei Diógenes.
Atualmente, o Brasil contabiliza a 7ª maior taxa de homicídios femininos. A cada hora, 10 mulheres são vítimas de violência no Brasil e em 70% dos registros, o agressor é o companheiro ou o cônjuge da vítima. Outro dado crítico é que ainda hoje é baixo o número de mulheres que chegam a denunciar as agressões, por vergonha ou medo.
Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 70% das mulheres sofrerão algum tipo de violência no decorrer de sua vida. E, de acordo com o Banco Mundial, as mulheres de 15 a 44 anos correm mais risco de sofrer estupro e violência doméstica do que de câncer, acidentes de carro, guerra e malária.
Serviço:
Data: 05/07/2014
Local: Academia Moviment, Rua Gastão Roubach, Praia da Costa – Vila Velha
Horário: 9 às 14 horas
Mais informações: (27) 9 9262-0618; (27) 3299-2654
Investimento: R$ 125,00