Polícia

Mais de 20 menores tentam fugir e três agentes ficam feridos durante rebelião na Unis

Esta é a segunda ocorrência neste mês envolvendo internos da unidade. Na última segunda-feira, um adolescente foi resgatado por criminosos quando ia prestar depoimento

Policiais do Batalhão de Missões Especiais foram chamados para conter a confusão Foto: TV Vitória

Vinte e um adolescentes tentaram fugir durante um motim que aconteceu na noite de quarta-feira (7) na unidade da Unis de Cariacica. Cinco deles conseguiram sair do local e ainda não foram localizados. Essa foi a segunda rebelião e tentativa de fuga.

A rebelião começou por volta das 21 horas. Os agentes disseram que foram rendidos pelos adolescentes, que tomaram a unidade e saíram pela porta da frente.

Durante a fuga, três agentes socioeducativos ficaram feridos. Eles receberam atendimento médico em uma ambulância do Samu, que os aguardava na porta do complexo do Iases. Dois deles se machucaram tentando conter o tumulto. Já o outro foi mantido refém e acabou agredido.

“Eles pegaram um agente como refém e o agrediram com barras de ferro. Ficaram com ele para soltarem os outros adolescentes”, contou o diretor do sindicato dos agentes, Evandro Meneli.

Na fuga, alguns adolescentes invadiram casas vizinhas ao complexo do Iases. Segundo testemunhas, dois internos foram recapturados em uma delas. Uma escola também foi escolhida como esconderijo. Um dos internos foi localizado dentro dela. 

Testemunhas contaram que os fugitivos estavam com pedaços de madeira, barras de ferros e pedras nas mãos. O diretor técnico do Iases, Gustavo Badaró, confirma que eles podem ter acesso a esses materiais.

“Eles tem acesso, pois temos obras de melhorias do complexo e também restos de rebeliões passadas. Nesse acesso na área externa há pedaços de madeira e algumas pedras”, apontou Badaró.

Para conter a confusão, os homens do Batalhão de Missões Especiais foram acionados. Duas horas após o início do motim, os policiais entraram no complexo. Logo em seguida, o tumulto foi contido.

Segundo o diretor técnico do Iases, a fuga da noite pode ter sido facilitada. A diretoria da Unis irá se reunir ainda nesta quinta-feira (7) para reavaliar algumas questões de segurança da unidade. De acordo com a assessoria de imprensa, a corregedoria irá investigar se algum agente pode mesmo ter facilitado esta fuga. O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) informou que a Polícia Militar já possui a identidade e local de residência dos internos, e tem feito buscas no intuito de localizá-los.

Internos quebram muro

No último dia 16 de julho, 11 internos fugiram da Unidade de Internação Provisória 2 (Unip), em Cariacica, após renderem dois agentes socioeducativos. De acordo com o diretor técnico do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Gustavo Badaró, os internos usaram uma serra para escapar do alojamento. 

Outra ocorrência

Também nesta semana um adolescente foi resgatado por bandidos armados e mascarados quando estava indo prestar depoimento. A fuga aconteceu na tarde de segunda-feira (4), na altura de Porto de Santana, em Cariacica. Os agentes estavam a caminho da Vara da Infância e Juventude, onde o menor iria prestar depoimento por envolvimento com o tráfico de drogas. 

De acordo com a direção do Iases, os agentes que foram rendidos vão passar por atendimento psicológico e o setor de inteligência está trabalhando na investigação do paradeiro do rapaz.