Os 262.414 eleitores de Cariacica deverão voltar às urnas no dia 29 de novembro para escolher o novo prefeito da cidade. A decisão no município ficou para o segundo turno.
Euclerio Sampaio (DEM) registrou 18,81% dos votos e Celia Tavares (PT) registrou 14,04% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
Neste ano, foram 14 candidatos disputando a prefeitura da cidade: Adilson Avelina (PSC), Bia Biancardi (PMB), Celia Tavares (PT), Celso Andreon (PSD), Doutor Heraldo Lemos (PC do B), Dr. Helcio (PP), Doutor Motta (DC), Euclério Sampaio (DEM), Ivan Bastos (MDB), Joel da Costa (PSL), Marcos Bruno (Rede), Professor Saulo (PSB), Sandro Locutor (PROS), Subtenente Assis (PTB).
Quando a eleição vai para o 2º turno?
A Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.
Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.
Como no segundo turno há somente dois candidatos, aquele que receber mais votos automaticamente atenderá ao critério constitucional de obter a maioria absoluta dos votos válidos para assumir cargo executivo.
O Espírito Santo tem quatro cidades com mais de 200 mil eleitores, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por conta deste quantitativo, quatro municípios estão aptos a ter segundo turno: Cariacica (262.414 eleitores), Serra (327.670), Vila Velha (315.224) e Vitória (251.464).
* Com informações da Agência Brasil
>> Leia também:
>> Vila Velha decidirá novo prefeito no segundo turno; disputa será entre Arnaldinho Borgo e Max Filho
>> Em Vitória, decisão vai para segundo turno entre Pazolini e João Coser
>> Serra terá 2ª turno entre Sérgio Vidigal e Fábio Duarte
>> Após votar, Casagrande diz que pode apoiar candidatos no segundo turno