Trump comemora vitória / crédito: divulgação
Trump comemora vitória / crédito: divulgação

A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e seu retorno à Casa Branca para um segundo mandato foi bastante comemorada por bolsonaristas, grupos de direita e principalmente da extrema-direita no Brasil.

Muitos passaram a madrugada acompanhando a apuração dos votos e, com as projeções já dando como certa a vitória do republicano, as redes sociais começaram a ferver, principalmente na plataforma do “X” (antigo Twitter), do empresário Elon Musk, apoiador de Donald Trump.

Nas postagens, menções a 2026, quando haverá a eleição presidencial no Brasil. Mesmo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível, a vitória de Trump animou os bolsonaristas que apostam num segundo mandato do ex-presidente.

Políticos capixabas também reagiram ao resultado da eleição americana. Os mais empolgados, com postagens efusivas, são os que se identificam como conservadores e apoiadores de Bolsonaro. Mas também ocorreram reações de apoio tímidas e outras manifestações apreensivas.

Dos 13 integrantes da bancada federal capixaba, cinco se posicionaram nas redes sociais até o final da manhã desta quarta-feira (06). Todos são de partidos de direita ou extrema-direita.

O deputado federal Messias Donato (Republicanos) disse que a direita no mundo todo comemora: “A direita no Espírito Santo, no Brasil e no mundo comemoram! Estamos animados com uma perspectiva conservadora e no caminho certo. O progressismo perdeu, a esquerda afundou e isso é excelente para a sociedade. E, quanto a nós brasileiros, 2026 é logo ali! Só vem”, disse o parlamentar.

No mesmo sentido, o deputado Evair de Melo (PP) se manifestou, afirmando que a vitória de Trump é um sinal para o Brasil: “Parabéns ao presidente Trump pela vitória! O resultado das eleições nos Estados Unidos ressoa como um eco do verdadeiro sentimento americano. A vitória de Trump reafirma a força do conservadorismo e a defesa dos princípios que ele representa”, escreveu.

E acrescentou: “Para nós, essa vitória não é apenas um triunfo pessoal, mas um sinal claro e poderoso para o futuro da política em todo o mundo, inclusive no Brasil. Que essa vitória sirva de inspiração para todos nós! É hora de a população brasileira rever seus conceitos e considerar as decisões que tomará nas próximas eleições. O exemplo de Trump é uma luz que pode guiar o caminho rumo a um futuro mais sólido e alinhado com os valores que defendemos”.

Do mesmo partido de Evair, o coordenador da bancada capixaba, Josias da Vitória (PP), foi mais comedido nas palavras, mas não deixou de parabenizar o eleito. Ele também defendeu que Estados Unidos e Brasil tenham uma boa relação econômica e diplomática:

“A eleição de Donald Trump como presidente dos EUA representa uma escolha democrática e legítima do povo norte-americano, reafirmando o valor da soberania popular expressa nas urnas. É uma vitória histórica de um modelo de gestão e de visão de mundo já testados e aprovados pela população com a ampla maioria dos votos. Que nossos países possam sempre manter uma boa relação econômica e diplomática. Parabéns ao presidente eleito”, disse Da Vitória.

Do PL, mesmo partido de Bolsonaro, o deputado Gilvan da Federal repostou várias mensagens a respeito da vitória de Trump com a legenda “2026 é logo ali. Bora Brasil”. E o presidente do partido no Estado, senador Magno Malta, também se manifestou por meio de uma foto, com a mensagem: “Deus abençoe a América”.

Com exceção do senador Marcos do Val, que está com as redes sociais retidas por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), os demais integrantes da bancada não tinham se manifestado a respeito da vitória de Trump. O deputado Amaro Neto (Republicanos) chegou a publicar um meme em que Trump aparece dançando com Musk, mas foi para se referir ao time de futebol do Botafogo – que ontem venceu o Vasco por 3×0.

Fora da bancada, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, usou seu perfil pessoal no Instagram para compartilhar o discurso da vitória de Trump, feito na madrugada de hoje. Assim como o ex-deputado Carlos Manato (PL), que compartilhou o mesmo material.

Apreensão

Já o governador Renato Casagrande (PSB) demonstrou preocupação com a vitória de Trump nos Estados Unidos. Presidente do consórcio Brasil Verde – que visa a articulação internacional dos estados brasileiros na busca de recursos para financiar ações ambientais –, o governador disse que Trump não tem compromisso claro nas ações de proteção ao Meio Ambiente.

“A vitória de Donald Trump nos EUA, sem compromisso claro com ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que precisarão liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”, escreveu Casagrande no X.

 

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.