O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chegou ao Espírito Santo na manhã desta quinta-feira (27) para uma série de agendas, entre elas a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, no Norte do Estado.
O primeiro compromisso foi um café da manhã no gabinete do governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta. Na pauta, assuntos referentes ao desenvolvimento do Espírito Santo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Casagrande adiantou em entrevista ao Folha Vitória, a lista de pedidos que entregaria ao vice-presidente. Entre eles, a construção de estrada de ferro no Sul do Espírito Santo, BR-101, BR-262, BR-259, além da ponte de Colatina.
Participaram do café da manhã o vice-governador, Ricardo Ferraço; o senador Fabiano Contarato; os deputados federais Helder Salomão, Gilson Daniel, Jakeline Rocha e Paulo Foletto; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Eustáquio de Freitas; e outras autoridades.
Após sair do Palácio Anchieta, Alckmin se dirigiu para a Vports, o novo Porto de Vitória, onde acompanha uma operação inédita no Brasil, com o primeiro carregamento de lítio verde no país.
Serão enviadas 30 mil toneladas para a China, sendo metade de concentrado de lítio grau bateria e o restante de rejeitos ultrafinos, produtos altamente sustentáveis e destinados à composição de baterias de veículos elétricos.
O carregamento é da Sigma Lithium, empresa brasileira localizada no Vale do Jequitinhonha, dedicada à alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza.
Romeu Zema acompanha encontros no ES
Além de Alckmin, também acompanha a operação no Porto de Vitória o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe.
Finalizada a agenda no porto, o vice-presidente segue para uma cerimônia em comemoração aos 65 anos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Na ocasião, assinará com o governador Renato Casagrande resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações de Aracruz.