Nesta terça-feira (28), o presidente da Comissão Especial de Petróleo, Gás e Energia, Marcelo Santos (PMDB), fará visita oficial à sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no Rio de Janeiro. O deputado irá discutir com o órgão federal o reforço na fiscalização das condições das plataformas de petróleo, irregularidades em poços de exploração e a qualidade do combustível comercializado no Estado, entre outros assuntos.
O parlamentar estará reunido pela manhã com o diretor da ANP, Waldyr Barroso e com o superintendente de Meio Ambiente e Segurança Operacional, Marcelo Mafra. Já no período da tarde, Marcelo Santos se reunirá com o superintendente de Fiscalização da ANP, Paulo Iunes. Para o encontro, o deputado Marcelo Santos levará um ofício no qual solicitará a Agência uma força-tarefa na fiscalização das plataformas que exploram gás e petróleo em território capixaba.
“Nós sabemos da importante atuação da ANP em nosso Estado. Porém, diante de relatos e informações colhidas pela Comissão, nós iremos solicitar que a Agência possa intensificar a fiscalização nas plataformas em atividades no Espírito Santo, que olhe para elas com um olhar diferenciado, principalmente para a P-58 que teve a sua atividade suspensa recentemente após apresentar irregularidades”, defende.
Recentemente a Comissão de Petróleo, Gás e Energia ouviu representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), que relataram irregularidades e falhas apresentadas nos navios-plataformas que exploraram gás e petróleo no litoral capixaba. O debate em torno das condições de trabalho e segurança dos servidores nas plataformas ganhou mais destaque após o acidente ocorrido com o FPSO Cidade de São Mateus, no dia 11 de fevereiro, que deixou nove trabalhadores mortos, no litoral capixaba.