Política

Ales ganha prêmio de Assembleia Cidadã com projeto "Arranjos Produtivos"

Premiação é concedida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais; dois trabalhos da Ales foram finalistas

Ales ganha prêmio Assembleia Cidadã
Foto: Ellen Campanharo/Ales

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu, nesta segunda-feira (31), o prêmio Assembleia Cidadã da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) pelo projeto Arranjos Produtivos.

O trabalho da Ales foi reconhecido na categoria Projetos Especiais, que busca premiar aquele trabalho que melhor cuidou dos cidadãos além das atividades usuais da Casa de Leis.

Já na categoria Gestão, o Observatório do Legislativo da Ales – plataforma que facilita o acesso às informações da Casa – ficou entre os três melhores do Brasil. A vencedora foi a Assembleia Legislativa da Bahia.

LEIA TAMBÉM:

São campeões os trabalhos que cumprem seus objetivos, metas, relatórios de atividades e apresentam proposta de ampliação.

A premiação da 5ª edição do prêmio ocorreu em dezembro de 2024, durante conferência nacional da Unale no Rio de Janeiro.

Nesta segunda, foi realizada a cerimônia de entrega do troféu com a presença de deputados estaduais do país que integram a diretoria da Unale – Tia Ju (RJ), presidente; Olyntho Neto (TO), 3º tesoureiro; Ivan Naatz (SC); 5º membro suplente.

Projeto campeão: Arranjos Produtivos

O Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales em parceria com o governo do Estado e as prefeituras. O objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar nas 27 cidades capixabas conveniadas.

A ação é voltada para a diversificação de culturas e, para isso, oferece formação, acompanhamento técnico, mudas – como uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá – e equipamentos aos produtores rurais.

Mais de 20 mil agricultores já foram beneficiados e ouvidos pela Ales, que também fomenta a realização de seminários, diagnósticos, viitas e assistências técnicas. Além disso, o projeto também busca estruturar e regularizar as agroindústrias capixabas.

“Todas as outras cidades capixabas estão querendo se integrar ao projeto Arranjos Produtivos e eu já disse ao governador (Renato Casagrande) que este projeto tem que ser de Estado, para que o governo possa ter isso de forma perene para alcançar, principalmente, a agricultura familiar que é a força motriz da agricultura do nosso Estado”, disse o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), ao discursar durante a cerimônia.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.