Política

Ales lança Frente Parlamentar com palestra sobre relação comercial com a China

Evento contará com participação do advogado e empresário Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina)

Foto: Tati Beling/Assembleia ES

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza, nesta sexta-feira (10), o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Espírito Santo-China, com a palestra do advogado e empresário Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).

Thomas, que também é presidente da Coordenação das Relações Bilaterais Brasil-China na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, vai falar sobre o tema: “As relações comerciais e de negócios bilaterais Brasil-China”. Também será assinado um termo de cooperação comercial.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Bruno Lamas (PSB), será uma oportunidade para os empresários capixabas aprenderem dicas importantes de comercialização com o país asiático. 

“A China é um parceiro comercial importante para o Brasil. E o Estado tem vocação para muitas das operações que são realizadas entre o País e a China. Muitas delas passam pelo Espírito Santo. Vamos dar uma ambiência nesta relação. É a Assembleia Legislativa interagindo com o setor produtivo do Estado”, disse. 

Um dos convidados para o debate é o coordenador estadual da OAB das Relações Bilaterais Brasil-China no Espírito Santo, José Carlos Ceolin Júnior.

De acordo com Ceolin, a China é uma das parceiras mais estratégicas para o Espírito Santo, o que torna essencial a apresentação das potencialidades capixabas, além da discussão de projetos e incentivo a demandas institucionais e comerciais. 

“Temos uma possibilidade logística extraordinária – basta vermos as melhorias que estão sendo feitas no aeroporto de Linhares, que vai abarcar todo o Sul do Bahia para exportação, e a Imetame, que está fazendo seu próprio porto. Em cerca de três anos, teremos um canal de exportação barato. Temos tudo para crescer. As vendas para os chineses podem mais que quadruplicar num período de até 5 anos. Por outro lado, temos uma agroturismo aqui muito atrativo”, lembrou.

O evento será realizado às 14 horas, e terá transmissão pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube.