Após receber várias críticas de que não tem autonomia, a Assembleia Legislativa começou (um pouco tarde) a mostrar que pode ser independente quando quer. Na sessão desta segunda-feira (2), por exemplo, os parlamentares estaduais derrubaram dois vetos do Executivo a projetos apresentados pelos deputados Luiz Durão (PDT) e Lúcia Dornelas (PT). A decisão acontece justamente quando o Governo conseguiu a aprovação do orçamento do Estado após ter negociado com os deputados a retirada da emenda de R$ 10 milhões apresentada pelo pedetista Euclério Sampaio (PDT).
Independência I
Após a derrubada dos vetos do governador Renato Casagrande (PSB), algo que não acontecia há muitos anos, o deputado Paulo Roberto (PMDB) disse que a a Casa estava mostrando que a partir de hoje, é preciso discutir mais o que vem do Governo. Não podemos apenas ficar dizendo amém.
Independência II
Embora o deputado Euclério Sampaio (PDT) tenha retirado a emenda para o hospital de Cariacica, o colega José Esmeraldo (PMDB) afirmou que essa proposta foi o grito de independência da Casa diante do Palácio Anchieta.
Curiosidade
A bancada do PMDB na Assembleia era uma das mais animadas com a derrubada do veto. Curiosamente é o mesmo partido que ameaça lançar candidatura própria ao governo no ano que vem e romper a aliança que ajudou a eleger Casagrande nas últimas eleições.
Por outro lado…
Mesmo após os vetos caírem, a deputada Janete de Sá (PMN), assim como outros deputados, fez um agradecimento ao governador Casagrande pelo anúncio da construção do hospital de Cariacica, seu reduto eleitoral. O povo saberá reconhecer seu comprometimento e sua sensibilidade, disse.
Alfinetada
Antes de ser aprovado, o orçamento gerou polêmica ao receber emendas do valor de R$ 1 mil. Só a deputada Luzia Toledo (PMDB) destinou 45 delas, incluindo uma para o hospital de Cariacica. O peemedebista José Esmeraldo aproveitou para dar uma alfinetada na colega. A senhora deve gostar muito do povo de Cariacica pra dar mil reais para a construção do hospital, é muito amor pelo povo daquela região. Luzia preferiu não retrucar a provocação.