O Aliança pelo Brasil, partido lançado para abrigar os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, realiza neste sábado (29) sua primeira reunião aqui no Espírito Santo. O grupo de voluntários que articula a legenda pretende que o Estado tenha, proporcionalmente, o maior número de apoiamentos em todo País.
“A meta era de 1.937 apoiamentos. Já dobramos esse número e triplicaremos em pouco tempo. O Estado deve ter o maior número de apoiadores proporcionalmente. A validação das fichas pelo TSE, no entanto, carece de mais tempo e temos um volume de cerca de 30% de fichas recusadas por filiação partidária, dados incorretos e outros problemas. Por tal razão, temos pedido para não parar os esforços de apoiamento”, afirma Dárcio Bracarense, voluntário e único capixaba a assinar a ata de fundação na primeira convenção do partido, no fim de 2019, em Brasília.
“Estamos próximos de cumprir nossa missão, resultado direto do empenho de nossos voluntários, da vontade popular e da força do Presidente Bolsonaro no Estado”, afirmou Idalecio Carone, convidado pela executiva nacional para ser o anfitrião do evento.
No encontro marcado para este sábado, estão confirmadas as presenças dos deputados federais Daniel Silveira e Carla Zambeli. A deputada Bia Kicis estará em viagem aos Estados Unidos, mas deve participar do encontro por vídeo-conferência. Há expectativa que ela fale diretamente da casa de Olavo de Carvalho, filósofo considerado um dos ideólogos do governo Bolsonaro. Também está confirmada a participação da advogada, do Aliança, Karina Kufa. Há possibilidade de participação do presidente Jair Bolsonaro, mas a informação não foi confirmada.
No encontro de sábado, haverá um cartório montado para colher assinaturas de apoiadores. “Formamos uma rede de apoiadores com pessoas que acreditam na ideia de um partido essencialmente conservador. O primeiro do País com essa proposta no estatuto. Todo o trabalho é voluntário”, disse Dárcio Bracarense.
O Primeiro Encontro Estadual do Aliança Pelo Brasil acontece no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, no sábado das 10h ao meio-dia.
O Aliança pelo Brasil foi lançado em novembro, em Brasília. Estatuto e programa partidário foram registrados em cartório. Apoiadores buscam assinaturas para viabilizar a criação do partido. A legislação eleitoral exige 492 mil assinaturas recolhidas em todo o País. Por assinaturas, o Aliança tem se articulado com igrejas.