Política

Análise: com novo empate, campanhas negativas deverão se intensificar em Vila Velha

Assim como revelou o primeiro levantamento, Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD) continuam tecnicamente empatados e são favoritos ao 2º turno

Foto: Divulgação

O programa Eleições 2020, no Folha Vitória, analisou na manhã desta segunda-feira (2), a nova pesquisa Rede Vitória/Futura, em Vila Velha. O levantamento apontou um novo empate técnico entre o atual prefeito Max Filho (PSDB), com o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD).

Veja tudo no Guia Eleições 2020

O segundo levantamento revelou que o número de indecisos caiu de 55,5% para 26,3% na estimulada, quando são apresentados os candidatos aos entrevistados.

“É possível perceber a esta altura o posicionamento dos indecisos entre o ex-prefeito Neucimar e o atual Max Filho. Já os outros candidatos tiveram um crescimento menor nas intenções de voto. É um resultado de empate em Vila Velha”, diz a analista de pesquisas da Futura, Simone Cardoso.

O número de abstenções, apesar de ter registrado queda, ainda é significativo. O resultado pode apontar uma resistência dos eleitores aos candidatos do pleito.

“É natural uma certa resistência do eleitor a fazer uma opção a algo novo, principalmente nesse período de pandemia em que o Estado se mostra muito presente. O eleitor de Vila Velha está com ressalvas em apostar no novo”, afirma a analista de política, Gabriela Cuzzuol.

Os números da segunda pesquisa eleitoral também mostra uma tendência de favoritismo a dois candidatos para o segundo turno no município canela verde.

“Nos encaminhamos a uma decisão para o segundo turno. O movimento de renovação apresentado nas últimas eleições não se apresenta nesse processo eleitoral em Vila Velha”, afirma o especialista em marketing político, Hudson Siqueira.

De acordo com a representante da Futura, os números de intenção de voto se assemelham ao último pleito municipal. “Em 2016 os números são muito parecidos com esses: cerca de 9% de indecisos. É um número baixo se considerar que faltam 13 dias para o pleito”, diz Simone.

Foto: Reprodução
Programa foi ao ar nesta segunda-feira (2)

Gabriela chama atenção para o fortalecimento de figuras tradicionais nesta eleição.

“Lideranças políticas com carreiras consolidadas mostram força. Max está á frente da máquina pública, que é uma constante máquina de propaganda. E o deputado Neucimar Fraga tem apoios muito consistentes”, Gabriela.

O vereador Arnaldinho Borgo (Podemos) aparece na terceira colocação com 11% das intenções de voto na pesquisa estimulada e está 13 pontos percentuais atrás do segundo colocado, Neucimar Fraga.

“Arnaldinho Borgo é uma liderança pouco conhecida com uma trajetória política mais curta, está no segundo mandato como vereador. Ele também conta com um investimento menor do que os candidatos prioritários”, comenta Gabriela.

Siqueira acredita ser pouco provável mudanças significativas no cenário eleitoral. “É possível mas pouco provável que o cenário para o segundo turno se altere e o terceiro colocado nas pesquisas possa mudar algo”, completa.

Rejeição

Foto: arquivo

Na segunda pesquisa Rede Vitória/Futura em Vila Velha, todos os candidatos apresentaram crescimento na rejeição do eleitor.

“À medida que a campanha é colocada isso tende a acontecer. Quem não rejeitava ninguém começa a ter alguma ressalva. Neste momento, nenhum candidato tem uma rejeição que o impeça á eleição, mas se algum fato novo acontecer, o cenário muda”, afirma a analista de pesquisas, Simone Cardoso.

As maiores rejeições são justamente dos candidatos que lideram as intenções de voto. Max Filho (PSDB) aparece com 36%, seguido de Neucimar Fraga (PSD) que teve 30,8%.

“São figuras públicas com carreiras extensas e tradicionais. Ambos foram deputados e prefeitos e a rejeição pode ser mais alta por serem mais conhecidos. A rejeição reflete a problemas no município que o eleitor associa à administração dos gestores”, analisa Gabriela Cuzzuol.

Mudança no tom das campanhas

Com a redução no número de eleitores indecisos, restam poucos votos para serem conquistados pelos candidatos, o que pode indicar uma mudança no tom das campanhas, em especial dos candidatos favoritos ao segundo turno.

“Um candidato só conseguirá crescer se tirar votos de outro. O que aponta que as campanhas negativas ganharão muita força a partir de agora”, conta o especialista em marketing político, Hudson Siqueira.