A última pesquisa eleitoral Rede Vitória/Futura em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, foi o assunto do programa Eleições 2020, no Folha Vitória, nesta sexta-feira (13). Assista ao programa na íntegra.
Veja tudo no Guia Eleições 2020
No terceiro levantamento, Doutor Coutinho (Cidadania) aparece com 39,6% das intenções de voto. Em seguida, aparece Alcântaro (PSD), com 29,7% dos votos válidos. Na sequência, estão Major Wallace Vieira (PRTB) com 11,5%.
“Os dois candidatos estão disputando desde a primeira pesquisa com pequena variação do Alcântaro mas tudo dentro da margem de erro. Essa eleição parece que começou decidida. O que me chama atenção é que o atual prefeito perdeu intenção de voto. Ele terá muita dificuldade para permanecer na política”, afirma o sócio-diretor da Futura, José Luiz Orrico.
Para a comentarista de política Gabriela Cuzzuol, o fato do atual prefeito Jones (Solidariedade) estar em quarto lugar mostra que a avaliação da população com a gestão não é positiva.
“A avaliação da prefeitura não é boa. O índice de ótimo e bom não é expressivo, mas regular e péssimo eram muito superiores. Nos outros municípios os prefeitos que tentam se reeleger estão na primeira colocação, o que não acontece em Aracruz. Existe uma manifesta insatisfação com a prefeitura e por isso o atual prefeito não deslanchou”, afirma.
O mestre em sociologia política Hudson Siqueira, fala sobre o número de indecisos em Aracruz mesmo a poucos dias da eleições.
“Chama atenção quando você pega a intenção espontânea e você tem um terço da população indecisa. Isso se dá por dois fatores principais: primeiro essa conversa sobre quem será o próximo prefeito e segundo a população de Aracruz tem uma população mais envelhecida e o debate sobre a pandemia, sobre ir ou não votar, também é determinante”, analisa.
Orrico destaca que Aracruz teve uma campanha morna. “A eleição em alguns municípios, principalmente no interior do Estado, parece que começaram com o desfecho já certo. Em algumas regiões a campanha se mostrou bastante morna”, completa.
Gabriela ressalta que não há políticos outsiders concorrendo em Aracruz. “Este é o pleito do tradicionalismo. Não há muitas novidades nem novas lideranças políticas emergindo. Em Aracruz, todos os candidatos são figuras muito tradicionais com trajetórias políticas consistentes”, conclui.