Política

Análise: prefeito de Cachoeiro amplia vantagem e impõe desafios para oponentes

As análises foram feitas pelos convidados do programa Eleições 2020. Pela primeira vez foi possível analisar o desempenho dos candidatos na campanha

Foto: arquivo

Em mais uma edição do programa Eleições 2020, no Folha Vitória, analistas comentaram os resultados da segunda pesquisa eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Veja tudo no Guia Eleições 2020

O programa, que teve a mediação do jornalista Edu Kopernick, foi ao ar nesta terça-feira (27) e pode ser assistido na íntegra aqui.

A pesquisa apontou tendência de favoritismo do atual prefeito Victor Coelho (PSB) com 50,8% das intenções de voto. Se somados todos os oponentes, além dos indecisos ou que afirmam que votarão em branco ou nulo, não se chega ao percentual de Coelho.

“Nesta segunda pesquisa, o atual prefeito tem uma consolidação da candidatura muito forte. As possibilidades de reeleição com folga são grandes”, afirma o sócio-diretor da Futura, José Luiz Orrico.

A especialista em política Gabriela Cuzzuol também comentou o desempenho de Coelho. “O crescimento de 22% é bastante significativo. Os oponentes do atual prefeito também tiveram um crescimento, mas a situação do primeiro colocado é bastante confortável”, analisa.

Rejeição

Foto: Reprodução

Jonas Nogueira (PL) era rejeitado por 7% dos eleitores em 8 de outubro e agora tem 18,8%. Joana D’Arck (PT) tinha 7,8% no primeiro levantamento e agora aparece com 16,5%. Já o atual prefeito tinha 22,3% de rejeição e esse percentual caiu para 13%.

“Além de ter uma boa avaliação da gestão, o atual prefeito tem a seu favor a máquina pública que está sob suas mãos. Os indicadores apontam que a campanha está sendo assertiva em relação aos eleitores indecisos”, conclui Gabriela.