Política

Apenas quatro municípios do ES podem ter segundo turno nas eleições

O TSE informou que, pela Constituição Federal, deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém mais da metade dos votos válidos

FABIO POZZEBOM/ABR
FABIO POZZEBOM/ABR
O segundo turno acontece no dia 30 de outubro  Foto: ​Reprodução

No Espírito Santo, apenas quatro cidades poderão ter o segundo turno nas eleições deste ano. Isso porque, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente nos municípios que tiverem acima de 200 mil eleitores há a possibilidade dos cidadãos voltarem às urnas. Aqui no Estado, só Vila Velha, com 316.619 pessoas que votam; Serra, com 308.151; Cariacica, com 255.47; e Vitória, com 232.829, se enquadram nessa regra.

Saiba o número de eleitores em cada município do Estado!

Em entrevista coletiva, no último dia 25, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, informou que 92 municípios do país podem, eventualmente, ter de realizar segundo turno, no dia 30 de outubro, para escolher prefeito e vice-prefeito. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro.

Segundo informações do TSE, pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno para prefeito quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo. Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados.

Das 26 capitais dos estados, 25 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno em outubro. Não há eleições municipais no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE). Em Tocantins, não há nenhum município com mais de 200 mil eleitores.

Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral,  São Paulo é o estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, sendo 28 no total. Em seguida, vem o estado do Rio de Janeiro, com dez municípios, Minas Gerais, com oito, e Paraná e Rio Grande do Sul, com cinco cada um.

Nas últimas eleições municipais, em 2012, 83 municípios tinham mais de 200 mil eleitores. Agora, outras nove cidades atingiram esse número no eleitorado e passam a contar com a possibilidade de segundo turno. São elas: Boa Vista (RR), Caucaia (CE), Caruaru (PE), Governador Valadares (MG), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Praia Grande (SP), Suzano (SP), Taboão da Serra (SP).