O aplicativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criado para a denúncia de Caixa 2, que consiste nos gastos não declarados de campanha, já está disponível para download.
O app pode ser baixado nas plataformas Android e iOs a partir da busca pelo nome “Contra o Caixa 2”. A partir disso, basta fornecer alguns dados, como nome, CPF, RG, e-mail, Estado e telefone para registrar a denúncia, que será enviada para o Ministério Público Eleitoral após ser realizada uma triagem das informações.
No Espírito Santo, o aplicativo foi lançado na última terça-feira (12) pelo presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia. Na ocasião também foi lançado o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Espírito Santo.
Aqui, o movimento é formado, além da OAB-ES, por Conselho Regional de Contabilidade, Igreja Católica, ONG Transparência Capixaba, Associação dos Magistrados do Espírito Santo, Sindicato dos Policiais Federais, entre outros.
Entretanto, além desse aplicativo, que é nacional, a OAB-ES estuda lançar um aplicativo local para denúncia de corrupção nas eleições municipais. A viabilidade será discutida nas próximas semanas pela Ordem.