O resultado das eleições municipais de 2024, uma decisão da Justiça Eleitoral e uma nomeação para o comando de uma secretaria estadual alteraram a configuração da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), onde entraram três novos deputados.
Após a posse dos parlamentares – a última foi nesta quinta-feira (9), com a chegada Toninho da Emater (PSB) -, a Casa Legislativa volta a ficar completa e o troca-troca de nomes chega ao fim.
LEIA TAMBÉM:
> A costura de Casagrande para “amarrar” o PP no governo
> Euclério vai fazer transplante de rim nesta sexta em hospital de Cariacica
> Projeto quer suspender salário de militares da ditadura
Os deputados que chegaram à Casa mais recentemente e alteraram o quadro da Ales são (por ordem cronológica da entrada): Fábio Duarte (Rede), Marcos Madureira (PP), e Toninho da Emater (PSB).
O primeiro deles entrou na Ales após decisão da Justiça que causou a perda de mandato de Allan Ferreira (Podemos): uma suposta fraude em candidaturas femininas do Partido da Mulher Brasileira (PMB) causou o reprocessamento da totalização de votos das eleições de 2022. Com isso, saiu Allan e, no dia 20 de dezembro de 2024, entrou Fábio Duarte.
Pouco tempo depois – no último dia 3 -, o deputado do Podemos retomou a cadeira, visto que, logo depois de perder o mandato, se tornou o primeiro suplente de Lucas Scaramussa (Podemos), que deixou a Casa de Leis para tomar posse como prefeito de Linhares no início deste mês.
Marcos Madureira (PP) também entrou, no dia 2, no lugar de um ex-deputado que se tornou prefeito nas eleições de 2024. Ele era o primeiro suplente de Theodorico Ferraço (PP), que está novamente no comando de Cachoeiro de Itapemirim.
Por fim, nesta quinta (9) ingressou na Ales o ex-prefeito de Pinheiros Toninho da Emater (PSB). Ele ocupa a cadeira que era de Tyago Hoffmann (PSB), nomeado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para chefiar a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
COMO ESTÁ A ALES:
Depois de tanta alteração, compõem a Assembleia (por partido):
PDT: Engenheiro José Esmeraldo.
PL: Callegari; Capitão Assumção; Delegado Danilo Bahiense; Lucas Polese.
PP: Marcos Madureira; Raquel Lessa; Zé Preto.
PRD: Coronel Weliton.
PSB: Dar Pagung; Janete de Sá; Toninho da Emater.
PSD: Adilson Espíndula; Gandini.
PSDB: Mazinho dos Anjos; Vandinho Leite.
PSOL: Camila Valadão.
PT: João Coser; Iriny Lopes.
Podemos: Alexandre Xambinho; Allan Ferreira.
Rede: Fábio Duarte.
Republicanos: Alcântaro Filho; Bispo Alves; Hudson Leal; Pablo Muribeca; Sergio Meneguelli.
União Brasil: Denninho Silva; Dr. Bruno Resende; Marcelo Santos.