Política

Após polêmica, prefeito de Vila Velha diz que vai manter nome de Zilda Arns em unidade de saúde

Durante live sobre os 100 dias de gestão, Arnaldinho afirmou que ninguém sabe quem é Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança

O prefeito de Vila Velha acabou gerando polêmica, que ganhou repercussão nesta segunda-feira (19), após afirmar que ninguém sabe quem é Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A fala foi durante realização de uma live, na última terça-feira (13), para apresentar os primeiros 100 dias de gestão. 

“Recebemos agora no dia primeiro essa UPA por várias coisas por se fazer dentro dela. Ela só tinha casca. Só colocaram a placa com o nome que ninguém sabe de quem é. E já vou adiantar, nós vamos trocar o nome da UPA de Riviera da Barra, nós vamos fazer uma consulta popular, vamos colocar o nome de alguém da região 5 que batalhou muito pela saúde daquele seu povo”, disse o prefeito. 

A fala gerou reação negativa da Arquidiocese de Vitória e de lideranças  da Pastoral da Criança de Vila Velha. A arquidiocese repercutiu o assunto em seu site, e questionou: “Ninguém conhece Zilda Arns? Como assim, prefeito? Dona Zilda Arns é considerada a 17° maior brasileira de todos os tempos”. 

Ainda foi publicada mensagem do padre Abel de Andrade, que atua no município canela-verde. “Como coordenador de Pastoral da área de Vila Velha, acredito que foi deselegante afirmar que Zilda Arns é uma pessoa que ninguém conhece”.

Foto: Reprodução / Youtube

Diante a repercussão, o prefeito se manifestou pelas redes sociais, e enalteceu a médica. 

“Reconheço a importância do trabalho que a Dra Zilda Arns desenvolveu em prol dos menos favorecidos, principalmente as crianças. O que a levou a ser uma referência mundial, sendo indicada inclusive, após sua morte, ao Prêmio Nobel da Paz”. 

Sobre a mudança do nome da unidade, o prefeito mudou de ideia. “Estou surpreso por ver essa manifestação distorcida politicamente, espalhada erroneamente, mas acredito que o diálogo seja importante e esclarece tudo. Recebi manifestações de integrantes da Pastoral da Criança, dialogamos e mantive o compromisso de manter a homenagem a Dra Zilda Arns Neumann”, escreveu. 

Quem foi Zilda Arns

Foto: Divulgação

Dra. Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Em 2012, foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos numa seleção feita por um formato internacional. Dona Zilda faleceu durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010, onde se encontrava para uma palestra à Conferência dos Religiosos.

Prêmios que recebeu

Prêmios internacionais – Prêmio Social 2005 da Câmara de Comércio Brasil-Espanha; Medalha “Simón Bolívar”, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social, em 2000; Prêmio Humanitário 1997 do Lions Club International; Prêmio Internacional da OPAS em Administração Sanitária, 1994.