Política

Aprovado projeto de lei que homenageia cães heróis do ES

A data faz referência ao cão policial “Cabo Dick”, que atuou nas forças de segurança de São Paulo, e foi destaque nos anos 1950

Foto: REPRODUÇÃO/X/@COL_EJERCITO

A Assembleia Legislativa (Ales) aprovou, em definitivo,  um projeto de lei que cria no Espírito Santo o Dia do Cão Policial, a ser celebrado, anualmente, no dia 15 de junho.  

A data homenageia o cão policial “Cabo Dick”, que atuou nas forças de segurança de São Paulo, e foi destaque nos anos 1950. A matéria, que é de autoria do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), foi aprovada no último dia 7.

Os animais, nas polícias Civil e Militar, bem como no Corpo de Bombeiros, realizam trabalho de alto nível no Espírito Santo. Um dos destaques da PM, segundo Bahiense, é o cachorro Messi, que já auxiliou a encontrar milhares de unidades de drogas no Estado.

“Criar essa data que homenageia os animais policiais é uma maneira, inclusive, de aproximar as nossas forças de segurança da sociedade. É possível criar campanhas em que as crianças possam conhecer esses cães que fazem tanto a diferença para ajudar nossos policiais e bombeiros, seja em buscas por desaparecidos ou em investigações”, afirmou Bahiense.

Assim como os seres humanos, os cães também contam com período máximo de tempo para prestar serviços, em torno de 10 anos, para ganhar o direito a uma aposentadoria.

Normalmente, esses animais são adotados e vão para as residências dos tutores que cuidaram deles enquanto estiveram em serviço na Polícia Civil, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.

Considera-se “cão policial” o animal canino adestrado especificamente para auxiliar a polícia e outras Forças de Segurança Pública, destinado às ações de detecção e faro de drogas e explosivos, localização de pessoas desaparecidas, captura e imobilização de suspeitos, socorro, salvamento e policiamento em geral.

O projeto, agora, vai para análise do governo, que pode vetar ou sancionar ou deixar para a Ales a promulgação da iniciativa.