Política

Arcelor será chamada na Assembleia para detalhar ações contra pó preto em Vitória

Em nota, a empresa informou que, “caso seja oficialmente convidada pela Assembleia Legislativa, comparecerá à reunião como tem feito em todas as ocasiões em que foi chamada”

Arcelor será chamada na Assembleia para detalhar ações contra pó preto em Vitória
Comissão de Meio Ambiente da Ales irá chamar Arcelor para mostrar ações de redução do pó preto Foto: ​Divulgação/Assembleia

Em uma reunião, realizada no fim da manhã desta segunda-feira (07) na Assembleia Legislativa do Estado, a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente decidiu convidar, no próximo dia 28 de março, a empresa ArcelorMittal, uma das responsáveis pela emissão de minério de ferro no ar de Vitória, para apresentar as ações que estão sendo tomadas para reduzir o nível de pó preto na região.  

Além dos deputados estaduais membros da comissão, o encontro contou com a presença do promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE), Marcelo Lemos Vieira e Alexsander Barros Silveira, coordenador do Centro Supervisório da Qualidade do Ar do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O encontro da comissão tratou, ainda, de estabelecer uma periodicidade das reuniões, que devem acontecer pelo menos uma vez de 45 em 45 dias, com o objetivo de debater como deve ser feita junto às empresas emissoras de pó preto no ar da região metropolitana uma cobrança de ações que reduzam a poluição do ar.

Em nota a Arcelor informou que, “caso seja oficialmente convidada pela Assembleia Legislativa, comparecerá à reunião como tem feito em todas as ocasiões em que foi chamada”. A empresa disse também que desde 2014 vem investindo R$ 400 milhões em ações para aprimorar seu desempenho ambiental

“A empresa ratifica que se mantém aberta ao diálogo com a sociedade, órgãos ambientais, Ministério Público e Academia na busca por identificar origens e natureza das emissões, assim como tecnologias que, cientificamente comprovadas, ajudem a minimizar o seu impacto de contribuição na qualidade do ar da Grande Vitória”, finaliza a nota.

Comissão

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente é presidida pelo deputado Dr. Rafael Favatto (PEN). O vice-presidente é Erick Musso (PP). Bruno Lamas (PSB), Dary Pagung (PRP) e Gildevan Fernandes (PV) são membros efetivos. Os suplentes são Raquel Lessa (SD), Almir Vieira (PRP), Euclério Sampaio (PDT), Edson Magalhães (PMDB) e Marcelo Santos (PMDB).