Política

Arnaldinho dispara e chega a 72% dos votos válidos em Vila Velha

Nesse levantamento são excluídas as opções não sabe, não respondeu, brancos, nulos e indecisos das respostas dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos

Foto: Reprodução/Facebook

Uma frente confortável na disputa do segundo turno na eleição municipal de Vila Velha. É o que aponta a pesquisa Futura de intenções de voto a favor do candidato do Podemos, Arnaldinho Borgo. 

Ele aparece com 72% dos votos válidos, contra 28% do atual prefeito Max Filho (PSDB). Nesse levantamento são excluídas as opções não sabe, não respondeu, brancos, nulos e indecisos das respostas dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Foto: Divulgação

Na análise da pesquisa de intenção estimulada de voto, quando são apresentados os candidatos aos eleitores que responderam aos entrevistadores, mais uma vez o candidato Arnaldinho Borgo aparece com ampla vantagem em relação ao atual prefeito Max Filho. O candidato do Podemos aparece com 60,3% e o atual prefeito tem 22,9%. Ninguém, branco e nulo aparece com 10,9%. Não sabe, não respondeu e indeciso aparece com 5,9%.

Foto: Divulgação

No levantamento que aponta a intenção espontânea, quando os entrevistados não são apresentados aos candidatos que disputam o segundo turno em Vila Velha, Arnaldinho mais uma vez aparece em vantagem. Ele tem 48,6% da preferência do eleitor, enquanto Max aparece com 19,3%. Não sabe, não respondeu e indeciso tem 18,2%. Ninguém, branco e nulo aparece com 13,9%.

Foto: Divulgação

A pesquisa Futura também perguntou aos entrevistados: “Você diria que essa sua decisão de voto é definitiva ou ainda poderá mudar até o dia da eleição?”. Para 86,2% dos entrevistados a decisão de voto é definitiva. Por outro lado, 13,5% dos eleitores disseram que poderão mudar o voto até o dia da eleição. Não sabe, não respondeu ficou com 0,2%.

Foto: Divulgação

A pesquisa foi realizada pela Futura e contemplou 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas nos dias 25 e 26 de novembro de 2020, face a face com o eleitor, respeitando todas as determinações sanitárias das autoridades de saúde. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-09186/2020.