Arnaldinho sobre disputar o governo do ES em 2026: "Estou pronto e preparado"

Citado pelo próprio governador Renato Casagrande (PSB) como um possível candidato à sucessão no comando do Palácio Anchieta, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), disse estar “pronto e preparado”, caso seja o nome escolhido pelo grupo do governador para a disputa do ano que vem.

Em entrevista à coluna De Olho no Poder (veja a entrevista na íntegra ao final da coluna), Arnaldinho – que acabou de assumir o segundo mandato como prefeito – foi questionado se teria interesse em disputar o governo em 2026. Embora tenha feito ressalvas sobre não ser o primeiro da fila dos cotados, Arnaldinho se mostrou empolgado com a possibilidade.

“Eu sou do grupo do governador Renato Casagrande, o candidato natural é o vice-governador, Ricardo Ferraço, que a gente irá apoiar se o nome dele for, de fato, o escolhido. Mas, eu sempre falo: eu quero concluir o meu mandato até 2028, porque eu estou feliz e agora a gente vai ter condições de entregar projetos grandiosos para a cidade, mas eu estou pronto e preparado”.

Em entrevistas recentes, Casagrande tem citado o nome de Arnaldinho, do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT), como cotados a sucedê-lo, caso Ferraço não dispute. O vice-governador seria o candidato ao governo natural se Casagrande deixar a cadeira para disputar o Senado.

Arnaldinho foi reeleito em 1º turno com mais de 79% dos votos válidos, o que traz muito mais responsabilidades e cobranças, até para manter um índice alto de aprovação num segundo mandato. Mas, a vitória que conquistou nas urnas também o credencia para alçar voos maiores.

Com muito cuidado na escolha das palavras, Arnaldinho até admite a possibilidade de disputar, mas disse que não irá “queimar etapas”. “Eu só não vou queimar a largada e nem fazer nada sozinho. Eu posso esperar, eu sou grupo e eu sei o meu momento. Sou muito novo, mas é aquela história: estou pronto e preparado se assim houver a necessidade”.

Fica no Podemos?

O prefeito também foi questionado pela coluna se continua no Podemos. Durante a pré-campanha eleitoral, foi aventada a possibilidade dele deixar o partido, devido a supostos atritos – nunca admitidos – com o presidente estadual da legenda, deputado Gilson Daniel.

“Continuo no Podemos. Estou muito bem no Podemos, tenho uma relação muito boa com a presidente nacional, que é a Renata Abreu”, disse Arnaldinho, sem citar o nome do dirigente estadual.

O Podemos hoje faz parte da base aliada do governo Casagrande, conta com indicações no primeiro escalão e tem interesse em indicar o nome que terá o apoio do grupo na disputa pelo Palácio Anchieta.

Rivalidade com Vitória

Mas, do lado oposto, fora da órbita da gestão Casagrande, há um outro prefeito que também é cotado para disputar o governo do Estado em 2026. Trata-se de Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito da Capital.

O mercado político já começa a cotar a possibilidade da disputa de 2026 ser entre os dois, que têm perfis semelhantes: são jovens – Arnaldinho tem 41 anos e Pazolini, 42 – e fazem parte de um grupo de novas lideranças; são bem avaliados como prefeitos e contam com uma boa estrutura partidária e com “padrinhos” de peso. Se Casagrande admite apoiar Arnaldinho ao governo, do outro lado, Pazolini poderá contar com o apoio do ex-governador Paulo Hartung.

Não à toa que, em grupos de conversas, na internet e nos corredores do poder, já está sendo alimentada uma “rivalidade” entre eles, comparando as entregas dos dois, como a Vila Natalina, o Réveillon e a programação de verão.

Durante a entrevista, Arnaldinho citou, mais de uma vez, que Vila Velha fez o “maior e mais bonito” Réveillon de todos os tempos. Questionado se haveria uma rivalidade entre ele e Pazolini, Arnaldinho respondeu:

“Da minha parte não tem rivalidade, até porque Vila Velha pauta, praticamente, o restante das cidades. A Vila Natalina começou com a cidade de Vila Velha e as outras cidades resolveram também fazer uma Vila Natalina. E é bom. Vila Velha começou a fazer a maior e a melhor queima de fogos do Brasil e as outras cidades tentam também fazer a maior e melhor queima de fogos do Brasil. Tudo que é bom tem que ser copiado”, alfinetou o prefeito canela-verde.

Veja a entrevista na íntegra:

VEJA TAMBÉM:

“Ninguém ousa mais chamar Vila Velha de Veneza Capixaba”, diz Arnaldinho

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.