Política

Assembleia lança Observatório do Legislativo com consulta mais fácil a projetos e leis

Nova plataforma na internet traz informações em painéis interativos, com mais de 6 mil leis aprovadas pela Casa e mais de mil textos em tramitação

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Quem gosta de acompanhar o trabalho dos deputados estaduais agora tem um jeito mais fácil de estudar e consultar toda a legislação.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) lançou nesta segunda-feira (24) o Observatório do Legislativo, um portal onde estão reunidas todas as leis aprovadas pela Casa e também as que ainda estão em tramitação.

As informações já estavam disponíveis no portal institucional da Ales e no Portal da Transparência, mas com o Observatório ganharam uma nova forma de apresentação e visualização, com organização em painéis e gráficos que facilitam ainda mais o acesso do cidadão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ao pesquisar projetos em tramitação na Assembleia, por exemplo, o formato permite que o usuário filtre a busca por tipo de proposição, autor, tema, origem do projeto (Legislativo, Executivo, Judiciário, etc) e a situação atual.

Dessa forma, o painel organiza os gráficos de acordo com o que o usuário realmente deseja saber. Assim, a plataforma permite uma visão abrangente da atividade legislativa ao mesmo tempo em que categoriza as informações conforme a pesquisa do usuário.

“Essa é mais uma ferramenta que a Assembleia entrega para a população capixaba que queira acompanhar e até fiscalizar o trabalho dos deputados. O layout da plataforma foi pensado para ser algo intuitivo e de fácil pesquisa. É uma ferramenta completa, com todas as leis aprovadas e discutidas pela casa”, informou o secretário de Comunicação da Ales, Guto Netto.

Foto: Reprodução

Imagem da tela do Observatório do Legislativo

São mais de 6 mil leis em vigor para consulta e mais de mil em tramitação. Além disso, a população também pode ver há quanto tempo o projeto de interesse está tramitando e quais foram as alterações que tiveram.

Além de outras ferramentas de pesquisas disponíveis, o usuário também pode procurar as proposições por eixo temático. São seis ao todo: saúde, educação, assistência social, segurança pública, infraestrutura e defesa do consumidor.

“A intenção é promover uma maior interação entre a população e o processo legislativo. Dá para se fazer o cruzamento dos dados com painéis interativos, onde as pessoas podem buscar as informações, dando múltiplas interpretações a esses conteúdos”, destaca Guto.

LEIA TAMBÉM: Michelle Bolsonaro vai dar “sugestões” no projeto do aborto e diz que mãe não pode ser punida