Na mesma data em que o recesso parlamentar chega ao fim, 3 de fevereiro, os deputados estaduais do Espírito Santo se reúnem para eleger – ou reeleger – o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Ales) e os demais membros da Mesa Diretora, às 15h.
A eleição é prevista na Constituição e deve ocorrer sempre no primeiro e terceiro ano da legislatura. Neste ano, o número de membros da Mesa passou de 7 para 10 e os cargos a serem definidos são o de presidente; 1º, 2º e 3º vice-presidentes; e 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º secretários.
Como mostrou a coluna De Olho no Poder, do Folha Vitória, o atual presidente do Legislativo estadual, Marcelo Santos (União), será reconduzido ao cargo após garantir o apoio do governador Renato Casagrande (PSB).
Já Dary Pagung (PSB), atual líder do governo na Casa – função que será de Vandinho Leite (PSDB) -, deve ser o 1º vice-presidente da Mesa. O socialista também deve acumular a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Ales, como adiantou a coluna.
Os demais cargos estão indefinidos.
Quem são os deputados da Ales
O ano de 2025 começou com movimentações na Casa devido ao resultado das eleições municipais de 2024, a uma decisão da Justiça Eleitoral e uma nomeação para o comando de uma secretaria estadual.
Com isso, passaram a compor o quadro de parlamentares três novos deputados que eram suplentes daqueles que deixaram a cadeira legislativa.
Conheça, a seguir, os 30 deputados estaduais do Espírito Santo que devem permanecer no cargo até o fim de 2026:
- Adilson Espindula (PSD): está no segundo mandato consecutivo na Ales. É servidor público licenciado da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e foi vereador da cidade por cinco mandatos consecutivos.
- Alcântaro Filho (Republicanos): cumpre o primeiro mandato na Casa e é ex-vereador de Aracruz (2017-2020).
- Alexandre Xambinho (Podemos): está no segundo mandato consecutivo e, antes disso, ocupou o cargo de vereador da Serra de 2013 a 2018.
- Allan Ferreira (Podemos): exerce o primeiro mandato como deputado estadual. No fim de 2024 perdeu a cadeira por decisão da Justiça, mas retornou ao cargo após a saída de Lucas Scaramussa (Podemos), que tomou posse como prefeito de Linhares. É servidor público e foi vereador de Cachoeiro de Itapemirim duas vezes (2017-2022).
- Bispo Alves (Republicanos): está no primeiro mandato na Ales. Foi deputado estadual do Rio de Janeiro de 2015 a 2019 e presidente do Procon do Rio. É bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.
- Callegari (PL): exerce o primeiro mandato na Ales e é servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
- Camila Valadão (Psol): cumpre o primeiro mandato como deputada estadual. Foi vereadora de Vitória de 2021 a 2022 e candidata à prefeitura da capital capixaba em 2024.
- Capitão Assumção (PL): está no segundo mandato consecutivo. Concorreu à prefeitura de Vitória em 2024 e, de 2009 a 2011, foi deputado federal em virtude da renúncia do ex-deputado Neucimar Fraga. É capitão da reserva da Polícia Militar.
- Coronel Weliton (PRD): exerce o primeiro mandato na Ales. Militar reformado, foi prefeito de Iúna de 2017 a 2020.
- Dary Pagung (PSB): ingressou na Ales em 2008 como suplente e está no quinto mandato consecutivo. Foi vereador de Baixo Guandu duas vezes.
- Delegado Danilo Bahiense (PL): cumpre o segundo mandato consecutivo como deputado estadual. Foi delegado da Polícia Civil do Espírito Santo por 30 anos.
- Denninho Silva (União): está no primeiro mandato na Ales. Foi vereador de Vitória de 2017 a 2022 e já atuou como assessor do então deputado estadual Euclério Sampaio – atual prefeito de Cariacica.
- Dr. Bruno Resende (União): exerce o primeiro mandato como deputado estadual.
- Engenheiro José Esmeraldo (PDT): está no sétimo mandato na Ales. Foi vereador de Vitória quatro vezes e secretário de obras do município.
- Fábio Duarte (Rede): ingressou na Assembleia em 2024 após recontagem de votos (mesma decisão que fez Allan Ferreira perder o mandato). Foi vereador da Serra de 2017 a 2020.
- Gandini (PSD): está no segundo mandato consecutivo na Casa. Foi vereador da Capital do Estado de 2008 a 2016 e secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória de 2017 a 2018.
- Hudson Leal (Republicanos): cumpre o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual.
- Iriny Lopes (PT): exerce o segundo mandato na Ales. Foi deputada federal por três mandatos consecutivos (2003-2015). De 2011 a 2012, foi ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Federal.
- Janete de Sá (PSB): está no sexto mandato na Assembleia, sendo o quarto consecutivo.
- João Coser (PT): exerce o terceiro mandato na Ales. Foi deputado federal por dois mandatos consecutivos (1995-2003) e prefeito de Vitória duas vezes, de 2005 a 2012. De 2015 a 2016, foi secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado. Disputou a prefeitura da capital novamente em 2024.
- Lucas Polese (PL): cumpre o primeiro mandato como deputado estadual.
- Marcelo Santos (União): está no sexto mandato consecutivo na Casa. Exerceu o cargo de vereador de Cariacica de 1996 a 2000 e também foi diretor de Cultura e Esporte do município. Já atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
- Marcos Madureira (PP): ingressou pela quinta vez na Ales em 2025 após a saída de Theodorico Ferraço (PP) para assumir a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado. Em 2012 foi afastado da Corte e, em 2013, aposentado compulsoriamente. Em 2015, o TJES manteve o afastamento do servidor no âmbito de um processo em que o ex-governador Max Freitas Mauro alegava que Madureira não atendia aos preceitos de idoneidade moral e reputação ilibada para o exercício do cargo.
- Mazinho dos Anjos (PSDB): exerce o primeiro mandato na Ales. Foi subsecretário de Estado da Saúde e assessor do governador Renato Casagrande durante o primeiro mandato do chefe do Executivo estadual. Exerceu mandato como vereador de Vitória de 2016 a 2020.
- Pablo Muribeca (Republicanos): cumpre o primeiro mandato como deputado estadual.
- Raquel Lessa (PP): está no terceiro mandato na Casa. Foi eleita e reeleita prefeita de São Gabriel da Palha (2005-2012) e diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado do Espírito Santo (Idurb).
- Sergio Meneguelli (Republicanos): exerce o primeiro mandato na Ales. Cumpriu quatro mandatos como vereador de Colatina e um como prefeito do município (2017-2020).
- Toninho da Emater (PSB): assume o primeiro mandato como deputado estadual em 2025 em razão da saída de Tyago Hoffmann (PSB) do Legislativo e licença do 1º suplente, Bruno Lamas (PSB). Foi vereador, vice-prefeito e prefeito (2009-2012) de Pinheiros. Atuou como secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município e como diretor-presidente do Incaper, antiga Emater.
- Vandinho Leite (PSDB): está no quarto mandato consecutivo na Ales. Foi vereador da Serra (2005-2008) e secretário de Estado de Esportes e Lazer na primeira gestão Casagrande.
- Zé Preto (PP): cumpre o primeiro mandato como deputado estadual. Exerceu o cargo de vereador de Guarapari de 2017 a 2022 e concorreu à prefeitura da cidade em 2024.