Marcelo, Coser, Janete, Hudson e Danilo: a nova Mesa Diretora
Marcelo, Coser, Janete, Hudson e Danilo: a nova Mesa Diretora

Depois de longos dias de negociação, com muitas jogadas, tom elevado, indiretas e até acusações, a Assembleia vai ter chapa única para a eleição da Mesa Diretora que acontece na tarde desta quarta-feira (01). Os nomes foram costurados entre a noite de ontem e a madrugada de hoje e são:

Presidente: Marcelo Santos (Podemos)
1º secretário: João Coser (PT)
2ª secretária: Janete de Sá (PSB)
1º vice-presidente: Hudson Leal (Republicanos)
2º vice-presidente: Danilo Bahiense (PL)

A disputa da Ales começou com cinco cotados, mas foi afunilando até chegar a dois nomes: Marcelo e Vandinho Leite (PSDB). Vandinho saiu na frente com a costura com os deputados, mas Marcelo ganhou a benção do Palácio Anchieta.

A disputa ficou acirrada, mas nos últimos dias, tanto o governo quanto os deputados já tinham sinalizado que os dois grupos – com as exceções de quem não queria estar com a base de jeito nenhum – caminhariam para um consenso.

Em entrevista, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que tinha certeza de que Vandinho e o governo estariam juntos. Depois, Marcelo Santos afirmou que não tinha veto a nenhum deputado e que estaria aberto à composição.

Interlocutores do governo também davam conta que o PSB, partido do governador, não ficaria de fora da Mesa Diretora, como a coluna já tinha noticiado. Além disso, também foi debatida a necessidade de ter uma mulher ocupando um cargo relevante na Mesa.

O nome de Vandinho era tido como certo na Mesa, o que teria mudado na noite de ontem, pelo próprio Vandinho, que teria desistido de fazer parte. Nos bastidores, seria um sinal de coerência ao grupo, uma vez que criticou a forma como a construção e a intervenção do governo se deram.

A chapa foi acertada, mas até a hora da eleição (15 horas) pode sofrer ajustes, como o próprio Marcelo deixou claro, ontem, em entrevista.

Mais informações em instantes.

Fabiana Tostes
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.