Política

Vacinação infantil contra covid-19: baixa procura leva órgãos públicos do ES a incentivarem imunização

Órgãos divulgaram um vídeo no qual alertam que a aplicação da primeira dose da vacina em crianças de 5 a 11 anos mal atingiu 50% do público-alvo

Foto: Gabriel Werneck/PMV

Instituições públicas do Espírito Santo se uniram para incentivar a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, cuja adesão no Estado está abaixo do esperado. De acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde (Sesa), apenas 25,2 mil crianças dessa faixa etária receberam a primeira dose da vacina.

A ação é promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPES), o Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES), Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE-ES), Assembleia Legislativa (Ales) e Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

As instituições divulgaram um vídeo no qual alertam que a aplicação da primeira dose da vacina na população infantil mal atingiu 50% do público-alvo até o momento. A meta é vacinar 90% das crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com as instituições, entre os fatores que explicam a baixa vacinação infantil no Espírito Santo está a desinformação sobre o impacto dos imunizantes na saúde das crianças, além da crença de que a covid-19 não traz complicações para esse público e a necessidade de uma maior integração entre as secretarias de Saúde e de Educação.

No vídeo, os órgãos destacam que nenhuma morte foi registrada no Brasil devido às vacinas em crianças e adolescentes, e advertem os pais a não deixar a proteção das crianças pela metade.

Baixa adesão se deve à divulgação de notícias falsas, diz TCE-ES

Em abril, o TCE-ES divulgou um vídeo do relator de fiscalização da vacinação contra covid-19, conselheiro Domingos Taufner, afirmando que o baixo percentual de vacinação infantil contra a doença se dá principalmente em função de notícias falsas divulgadas contra os imunizantes nas redes sociais. 

“Isso também prejudica a adesão às vacinas contra outras doenças. Já recomendamos enfaticamente que os municípios tomem várias providências, inclusive fazer campanhas para conscientizar os pais da importância da vacinação”, frisou o conselheiro.

Ainda de acordo com dados da Sesa, no Painel de Vacinação, até o final da tarde desta quinta-feira (12), 36.722 doses de vacinas contra a covid-19 haviam sido aplicadas em crianças de 5 a 11 anos no Espírito Santo. Desse total, 25.222 correspondem à primeira dose e 11.500 à segunda.

O dia em que o Estado conseguiu imunizar o maior número de crianças nessa faixa etária foi em 29 de janeiro, quando todos os municípios capixabas realizaram um mutirão de vacinação contra a covid-19 para as crianças.

Na ocasião, 1.340 crianças foram vacinadas, segundo os dados do Painel de Vacinação da Sesa. Por outro lado, no último sábado (07), apenas 37 doses foram aplicadas em pessoas de 5 a 11 anos.

LEIA TAMBÉM:
>> Brasil vacina mais de 12 milhões de crianças com ao menos uma dose contra covid
>> Crianças que saíram pouco de casa durante a pandemia estão adoecendo mais? Entenda